Imagens mostram interior de prédio da Academia de Comércio após desabamento em João Pessoa

Desabamento do teto do prédio que é administrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aconteceu nesta quinta-feira (7), enquanto acontecia uma sessão da Câmara Municipal de João Pessoa, que fica ao lado. Ninguém ficou ferido.

Vídeo mostra interior da Academia do Comércio após desabamento em João Pessoa – Foto: Kubitscheck Pinheiro

Imagens feitas após o desabamento do teto do prédio da Academia do Comércio em João Pessoa, que fica localizado na Rua das Trincheiras, no Centro da capital paraibana, mostram a situação do local após desabamento do teto que aconteceu nesta quinta-feira (7), enquanto ocorria uma sessão da Câmara Municipal de João Pessoa, que fica ao lado.

As filmagens foram feitas pelo jornalista Kubitschek Pinheiro e cedidas ao Jornal da Paraíba. Nas gravações, que foram publicadas em uma rede social, é possível ver que o prédio da Academia estava com a entrada principal aberta e o interior do local completamente desordenado após a queda do teto. 

Em um dos cômodos do local, é possível observar pelas imagens parte do teto que caiu. Além disso, o vídeo mostra que objetos e móveis foram afetados pelo desabamento, como um balcão em uma das salas que estava coberto por destroços, assim como um grande armário branco. 

Pelos corredores e outras salas filmadas no local, é possível observar muito entulho acumulado e também livros jogados pelo chão, juntamente com outros materiais de papel. 

“Eu fico muito triste com isso, porque eu vim morar em João Pessoa em 1975 e grande parte desses prédios funcionavam normalmente, como as Nações Unidas, que tá fechada, a própria Academia do Comércio, que em 1970 era incrível. Entrei várias vezes lá e agora está nessa situação”, ressaltou o jornalista Kubitscheck Pinheiro que fez as imagens e viu o cenário de destruição no interior do local. 

Imagens mostram interior de prédio da Academia de Comércio após desabamento em João Pessoa
Cupinzeiro foi flagrado em meio aos destroços após desabamento na Academia de Comércio em João Pessoa – Foto: Kubitscheck

Prédio da UFPB

Em maio, a UFPB teve decisão favorável em relação a propriedade do prédio, que estava em disputa pela instituição pública e a administração da Academia de Comércio . O Superior Tribunal de Justiça (STJ), confirmou a reintegração de posse do imóvel para a universidade, reconhecendo que o local estava ocupado irregularmente.

Em nota, a Defesa Civil de João Pessoa informou que o prédio está em situação de abandono e que vai notificar a UFPB para retirar o restante da estrutura do teto para garantir a integridade estrutural do local. O colapso da estrutura ocorreu por causa do apodrecimento das peças de madeira, por excesso de umidade e praga de cupins, conforme informações do diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Antonio Esteves.

Por meio de nota, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disse que não foi notificada até o momento pela Defesa Civil e que, “por prevenção”, o local estava “desocupado”. No documento, o reitor da instituição Valdiney Gouveia disse também que “o prédio não está abandonado”.

Sobre a briga judicial em relação propriedade do prédio, a instituição afirmou que “dada a impossibilidade de qualquer acordo respeitando a legislação vigente, a universidade solicitou a desocupação do prédio (por parte da entidade), que foi entregue com sua estrutura quase totalmente comprometida” e que “desde que assumiu o prédio tem realizado esforços para reestruturá-lo, sem, entretanto, recursos orçamentários disponíveis no presente ano”.