Mesmo se evitar o rebaixamento na Série C, Campinense terá números piores 2011, quando caiu

Onze anos atrás, a Raposa foi rebaixada com 37,5% de aproveitamento e neste ano chegará, no máximo, a 36,8%, em caso de vitórias sobre Floresta e Volta Redonda.

Divulgação / Campinense

A situação do Campinense na Série C é para lá de crítica. Faltando apenas mais dois jogos para o fim da primeira fase da competição, a Raposa não pode mais perder, ou será rebaixada. Mesmo com chances reais de permanência na 3ª divisão, já é certo que o Rubro-Negro terá feito uma campanha pior que em 2011, ano em que foi caiu de divisão e iniciou sua peregrinação de 10 anos na Série D.

Em 2011, a Série C já tinha o formato com apenas 20 clubes, mas diferente de como é atualmente, com todos jogando contra todos, os times eram divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançavam para a segunda fase, enquanto o lanterna era rebaixado.

O Campinense foi o último colocado do Grupo B, que tinha ainda América-RN, Guarany de Sobral, CRB e Fortaleza. Foram oito jogos e nove pontos, sendo duas vitórias, três empates e três derrotas, com um aproveitamento de 37,5%.

Mesmo se evitar o rebaixamento na Série C, Campinense terá números piores 2011, quando caiu
Altos x Campinense, Série C | Foto: Samy Oliveira / Campinense

Este ano, no momento, a Raposa tem 15 pontos e é vice-lanterna da competição. São 17 jogos, sendo quatro vitórias, três empates e 10 derrotas, com 29,4% de aproveitamento. Mesmo se vencer as partidas contra Floresta e Volta Redonda, pelas duas últimas rodadas da Série C, e conseguir escapar do rebaixamento, o Campinense chega no máximo aos 36,8% de aproveitamento, inferior aos números de 2011, quando caiu pela última vez.

Vale lembrar que a edição de 2011 terminou com polêmica entre Campinense, Fortaleza e CRB, onde o Rubro-Negro reclamou na justiça contra Leão e Galo da Pajuçara. Segundo o clube Cartola, no meio da partida da última rodada da fase de grupos, houve comunicação entre atletas para que o CRB entregasse o jogo para o Tricolor escapar do rebaixamento. A ação não resultou em nada.

No entanto, não seria o pior aproveitamento da Raposa na história da competição. Em 1990 o clube teve 25%, e em 2000 foi ainda pior, com 13,9%. Nas duas ocasiões, a Série C era disputada em formato diferente dos dias atuais.