Operação Cinara prende vereador e diretor de cadeia por uso de armas

Operação das Polícias Militar e Civil combate porte ilegal de armas na cidade de Malta. Oito pessoas foram presas e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Karoline Zilah

Oito pessoas foram presas numa operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (28) na cidade de Malta, no Sertão paraibano. Entre os detidos estão um vereador e o diretor da cadeia do município. A Operação Cinara tem o objetivo de combater o uso ilegal de armas de fogo na região, o que tem provocado um aumento nos índices de criminalidade.

De acordo com o delegado regional Cristiano Jacques, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A polícia conseguiu recolher espingardas, pistolas, revólveres e munições. Algumas armas são de uso restrito das Forças Armadas. Os equipamentos eram usados por moradores da cidade indevidamente, sem concessão de porte ou posse.

O vereador Francisco de Assis Gomes de Felice (PRB) e o diretor da cadeia pública de Malta, Emanoel Alves Duarte, conhecido como Biel, estão entre os presos. Eles foram autuados em flagrante na delegacia da cidade e permanecem detidos na cadeia com os demais acusados.

Conforme o delegado, Emanoel usava um revólver calibre 22 que não era registrado, o que configura crime.

Cerca de 70 homens do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Superintendência da Polícia Militar de Patos se reuniram às 3h para traçar os planos e foram às ruas por volta das 5h. O nome escolhido, Cinara, significa em grego planta espinhosa. Os espinhos, de acordo com o delegado Cristiano Jacques, representam as armas que colocam em risco a segurança da população.

Atualizada às 11h40