20 casos de malária são confirmados na Paraíba

Município do Conde é considerado área para risco de manifestação, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES).

20 casos de malária são confirmados na ParaíbaDe acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), a Paraíba tem 20 casos confirmados de malária até esta terça-feira (10). O 20º caso foi registrado no dia 31 de agosto, quando uma moradora do Conde de 21 anos foi internada no HU. A paciente deve receber alta ainda nesta terça.

Em março foi registrado a primeira confirmação de malária no Estado. Uma mulher de 35 anos, que também é moradora do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi internada com suspeita da doença, que foi confirmada posteriormente, também no HU.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o município do Conde é considerado uma área de risco para a proliferação da malária na Paraíba. Além do último caso, registrado em agosto, outros 19 pacientes tiveram a doença confirmada. Um outro caso foi classificado como “importado”, que significa que a doença não foi contraída na região.

De 1994 a 2018, foram notificados, na Paraíba, 175 casos suspeitos de malária, porém, o Estado não é considerado área endêmica para a doença. Na região há quatro espécies de vetores do gênero anophelis: anophelis aquasalis; an. albitarsis; an.bellator e an. argyritarsis. 

Para transmitir a doença, é necessário que o mosquito esteja infectado pelo protozoário Plasmodium nas espécies P. vivax, P. falciparum e P. malariae, que age na corrente sanguínea para causar a doença. Apesar da continuidade de casos neste ano, nenhum óbito em decorrência de malária foi registrado no Estado.