23 cidades menos populosas

Dados do Censo mostram que 10,3% dos municípios paraibanos se enquadram entre os menores do estado, com menos de três mil habitantes.

Os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que existem na Paraíba 23 cidades com menos de três mil habitantes, aproximadamente 10,3% dos municípios se enquadram entre os menores do Estado. O que tem a menor população é São José do Brejo do Cruz, localizado no Sertão, com apenas 1.707 habitantes.

Entre o último Censo realizado em 2010 e a estatística atual, houve crescimento de exatos 23 moradores na cidade, onde no dado anterior residiam 1.684 pessoas. Os “sãojoseenses” passaram a receber essa naturalidade em 29 de abril de 1994, quando o município foi emancipado e desligou-se da circunscrição de Brejo do Cruz. Tem população majoritariamente rural.

A aposentada Francisca de Oliveira, de 61 anos, sempre morou na área central de São José do Brejo do Cruz e considera o lugar tranquilo e livre da violência, o que não existe nas cidades grandes. “Aqui na cidade somos todos amigos, podemos dormir até com as portas abertas e não temos medo dos assaltos. O nosso problema aqui é que não há transporte público.

Precisamos pegar carro para ir a outros locais”, disse Francisca.

Já a secretária de Educação de São José do Brejo do Cruz, Ana Lúcia de Oliveira, informou que apesar de ser uma cidade pequena, existem projetos para melhoria e ampliação da educação no local e que o município faz tudo o que pode para oferecer uma educação e alimentação de boa qualidade para as crianças.

“O que ainda falta são os recursos, mas as crianças estão bem assistidas pela Secretaria. Atualmente, existem no município três escolas rurais, uma escola urbana e uma creche do município, além de uma escola estadual”, disse a secretária.

OUTRAS CIDADES
Apenas outras cinco cidades na Paraíba têm menos de dois mil habitantes. São elas Quixabá, no Sertão, com 1.759 moradores; Riacho de Santo Antônio, com 1.781 residentes, Coxixola, que possui 1.802 habitantes, e Parari, com 1.816, todas no Cariri paraibano; e ainda Areia de Baraúnas, no Sertão paraibano, onde vivem 1.901 pessoas.