800 táxis para atender a demanda

Serviços de táxi serão reforçados para atender a demanda de passageiros; serão disponibilizados 800 veículos.

Com o movimento turístico em João Pessoa e o ‘show da virada’ no Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, que acontecerá a partir das 22h, os serviços de táxi serão reforçados para atender a demanda de passageiros. Em uma reunião realizada na tarde de ontem na Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) foi definido que 800 táxis sejam disponibilizados para atender a demanda de usuários entre a noite de hoje e madrugada de amanhã.

Dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte foram definidos. Segundo informações da Semob, um ponto ficará na avenida Marcionila da Conceição, entre a avenida Odilon Coutinho e avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a avenida Epitácio Pessoa e a rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Segundo dados do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, a área conta com 1.440 táxis credenciados. Na Cooperativa RadioTax, por exemplo, 150 taxistas estarão disponíveis para atender aos usuários que solicitarem o serviço.

De acordo com o chefe da Divisão de Transportes da Semob, Leonardo Albuquerque, é proibida a operação de táxis vindos de outros municípios para operar em João Pessoa. Segundo ele, só será permitido o trabalho de taxistas credenciados para atuar na capital. “A Semob vai fiscalizar a interferência de taxistas de outros municípios circulando em João Pessoa. Se ocorrer o flagrante, o taxista está sujeito a punições, conforme o regulamento municipal”, completou Leonardo Albuquerque.

Trabalhar enquanto a maioria das pessoas se diverte. É assim que muitos taxistas passam a noite de Réveillon, na capital. Ismael Silva, 28 anos, que exerce a profissão há 4 anos, já se acostumou com o ofício e revelou que a passagem do último ano aconteceu dentro do táxi, na companhia de passageiros. “O ano passado, passei no trânsito. Estava tentando levar um grupo de passageiros para o show na praia. Espero que a movimentação deste ano seja tão boa quanto a do ano passado. A concentração de passageiros é maior na orla, por conta do Réveillon, e a quantidade de táxis rodando, não atende a demanda, pois muitos taxistas param horas antes de acabar o ano”, disse.

O otimismo em garantir o extra também ronda o taxista Edson Calixto, 33 anos. Ele até incrementou o veículo instalando um jogo de luz no teto do carro para atrair os passageiros.

“Pode acontecer de passar o ano dentro do táxi, e aí a festa está garantida. Nessa época, o trabalho é redobrado porque as pessoas preferem ir e voltar de táxi ou ônibus a ter que se arriscar dirigindo, já que as blitzen de Lei Seca também são intensificadas”, declarou. (Colaboraram Jaine Alves e Katiana Ramos)

PONTOS DE EMBARQUE PARA TÁXIS 
Avenida Marcionila da Conceição, no Cabo Branco
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú