Academia Paraibana de Cinema pleiteia museu em João Pessoa

Desde 2010, APC vem pleitenaod junto ao poder público a criação de um local que concente acervo de diretores, atores e produtores.

Desde 2010, a Academia Paraibana de Cinema (APC) vem pleiteando junto ao poder público a criação de um Memorial do Cinema em João Pessoa. O objetivo é concentrar, em um só lugar, o acervo de diretores, atores e produtores paraibanos, material que hoje se encontra disperso em entidades públicas e privadas.

Segundo o presidente da APC, Wills Leal, foram produzidos na Paraíba aproximadamente 500 filmes nos últimos 80 anos e o memorial serviria não apenas para abrigar esse material, mas também para restaurá-lo e disponibilizar o acesso à população através de exibições periódicas.

A administração municipal já demonstrou a intenção de homenagear o cineasta Linduarte Noronha, falecido no início do ano, dando o nome do autor do documentário ‘Aruanda’ ao Memorial do Cinema Paraibano, que teria como sede a Estação das Artes, novo anexo da Estação Cabo Branco. O projeto ainda está em fase de análise.