Acidentes com motos diminuem 36% em dois meses

Dados são do Sindmotos – JP. No dia nacional do motociclista, 27 de julho, trabalhadores querem melhores salários, mais segurança e regulamentação da profissão.

Da Redação

Para comemorar o Dia nacional do Motociclista, trabalhadores se reúnem às 8h30 deste domingo (27) no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. Para o presidente do Sindicato dos trabalhadores com Moto da Grande João Pessoa (Sindmotos-JP) o dia é de reivindicar, mas também de comemorar.

De acordo com Ernani Bandeira Cezar, presidente do Sindicato dos trabalhadores com moto da Grande João Pessoa (Sindmotos-JP), o número de acidentes envolvendo motos diminuiu mais de 35% nos últimos dois meses na Capital, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.

Para ele, a diminuição é resultado de campanha educativa realizada pelo sindicato voltada especificamente para categoria. “Os órgãos públicos pecam ao entregar panfletos durante a jornada de trabalho. Eles são jogados em via pública porque os profissionais precisam das mãos para guiar”.

Ernani explica que o sindicato atua enviando panfletos para a residência do sindicalizado e visitando os profissionais nas empresas. “Muitas vezes somos impedidos pelos empregadores de ter acesso aos trabalhadores, isso dificulta nossa ação”, completa.

Neste 27 de julho, dia do motociclista, a categoria reivindica pagamento de melhores salários, (hoje em torno de R$ 500 na Paraíba), regulamentação da profissão de mototaxistas e mais segurança no trabalho.

De acordo com o Sindmotos – JP, a Capital tem 840 profissionais sindicalizados. Na Paraíba mais de 40 mil motos foram emplacadas e registradas no Detran.

Insegurança para trabalhar

Sindicato aponta que violência contra motociclistas é mais presente nos bairros de Mangabeira e Centro da Capital. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 60 abordagens, com roubo de 20 veículos.