Alta complexidade após licitação

Licitação para compra de material cirúrgico para procedimentos de média e alta complexidade causa demora, diz diretor.

Segundo o médico Tarcísio Campos, existem pacientes com mais de seis meses de espera para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, devido essas especialidades demandar a compra de material cirúrgico, que precisam de licitação para serem adquiridos, o que causam a demora.

“Neste momento, vamos priorizar os atendimentos cirúrgicos dos pacientes que foram relacionados ainda no ano passado (1.500).

No entanto, daremos continuidade aos atendimentos normais, onde realizamos uma média de 400 cirurgias/mês, de segunda a sexta-feira”, frisou ao acrescentar que o ambulatório do Santa Isabel realiza 2.800 consultas/mês de pacientes de João Pessoa e de outros municípios do Estado.

O diretor geral do hospital disse, ainda, que os mutirões de cirurgias serão realizados, inicialmente, somente aos sábados e devem contar com três equipes de cirurgias gerais, compostas por multiprofissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e anestesistas, que deverão fazer entre 12 e 18 cirurgias por dia, resultando em uma média de 72 por mês.

O mutirão, que deve realizar as 1.500 cirurgias em espera desde 2012, está previsto para ser iniciado ainda nos 100 primeiros dias da nova gestão municipal, com conclusão estimada para até o final do primeiro semestre deste ano, mas, para tanto, precisará do apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que receberá a apresentação do projeto do Programa Especial de Cirurgias Eletivas na próxima sexta-feira. “Assim que o secretário autorizar, daremos início aos procedimentos”, afirmou Tarcísio Campos.