Após ameaça a juiz, comissão define medidas de segurança para Fórum Afonso Campos

Detector de metais, aumento de policiais e controle de entrada são avaliadas por desembargador e juízes.

Após ameaça a juiz, comissão define medidas de segurança para Fórum Afonso Campos
Após ameaça a juiz e identificação de artefato explosivo em banheiro, segurança do Fórum Afonso Campos recebe reforço em CG

Após a ameaça a um juiz e a identificação de um artefato explosivo, em um banheiro do Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, levaram o Tribunal de Justiça da Paraíba reforçar a segurança do prédio. As medidas foram discutidas pelos membros da Comissão de Segurança Institucional do TJPB. Na reunião em Campina Grande, o presidente da Comissão, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, afirmou que a proposta é visitar as sedes das comarcas e colher sugestões para melhorar a proteção nos prédios e, consequentemente, garantir a segurança dos servidores, magistrados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados e o jurisdicionado como um todo.

“A Comissão também tem um projeto para o interior. Hoje, estamos na Comarca de Campina Grande com esse objetivo. Fizemos a reunião, conversamos com o diretor do Fórum, visitamos as instalações e, também, colhemos sugestões para o nosso projeto. Essa reunião busca atender todas as questões que nos são trazidas e que precisamos deliberar”, afirmou o desembargador.

O juiz Wandemberg Freitas da Rocha, diretor no exercício do cargo da Comarca de Campina Grande, recebeu os membros da Comissão. “Acredito que a equipe vai aperfeiçoar a segurança aqui no Fórum Afonso Campos. Já foi dado um primeiro passo com o funcionamento do detector de metais e com o controle das pessoas que entram no prédio. Mas, muito ainda precisa ser feito e a nossa perspectiva é que isso seja encaminhado com urgência, a exemplo da construção do muro no entorno do Fórum”, ressaltou.

Medidas

Coube à juíza Ana Christina Penazzi, membro da Comissão de Segurança do TJPB e que atua na Comarca, fazer um relato sobre as medidas que o grupo vem tomando com relação a Campina Grande. Segundo informou, foi feita uma parceria com o Comando da Polícia Militar local para melhoria das rondas, principalmente, nos finais de semana. “Os sábados e domingos requerem uma maior atenção do Poder Judiciário por conta dos caixas eletrônicos. Tratamos, ainda, com a PM, sobre a melhoria do efetivo policial, na questão da guarda. Também estamos tentando firmar outras parcerias, para viabilizar o aumento do número de câmeras de segurança no Fórum Affonso Campos”, disse a magistrada.

Mesmo estando em gozo de férias, o diretor do Fórum Afonso Campos, juiz Alexandre José Gonçalves Trineto, fez questão de comparecer ao encontro, para que pudesse acompanhar, de perto, as discussões e reforçar as solicitações já encaminhadas à Presidência do Tribunal de Justiça.

“A Comissão, responsável pelos encaminhamentos da implantação da segurança, estabeleceu que vamos reiterar a nossa luta pela murada da retaguarda do Fórum, visando a proteção das pessoas que fazem a escolta dos apenados, dos presos. E, além disso, tratar de outras medidas relativas ao acesso seguro, para que a gente possa implantar esse projeto de forma definitiva na Comarca de Campina Grande, e, com isso, ter uma melhoria, de fato, em nossa segurança”, ressaltou.

AMPB

A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juíza Aparecida Gadelha, participou da reunião e afirmou que o encontro realizado em Campina Grande é uma oportunidade de aproximar o TJPB e a Comissão de Segurança dos problemas da Comarca. “Espero que encontremos soluções adequadas para esta Comarca, e que a Comissão possa, efetivamente, trabalhar para garantir a segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento e com o eficiente controle de acesso de pessoas ao Fórum”, declarou.

Também participaram da reunião a juíza Adriana Lins, os juízes Carlos Neves da Franca Neto e Fabrício Macedo, além o diretor de Segurança Institucional, coronel Josélio.