Arcebispos pregam paz

Acebispos defenderam a preservação da família e a construção de um mundo mais pacífico.

A programação da 15ª edição do Crescer, o Encontro da Família Católica realizado em Campina Grande durante o período carnavalesco, teve como um dos pontos altos as presenças dos arcebispos da Paraíba, dom Aldo Pagotto, e do Estado do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Os dois religiosos participaram de celebrações de missas, no último domingo e na tarde de ontem, respectivamente, no ginásio do Clube Campestre no bairro do Catolé.

Em suas pregações, os religiosos defenderam a preservação da família e ao mesmo tempo a construção de um mundo mais pacífico. "A família é hoje um elemento essencial para a manutenção da fé cristã, e eu fico muito feliz ao vir até esse encontro e perceber que um de seus temas fundamentais é justamente esse, da família católica", observou dom Orani Tempesta.

Já o arcebispo paraibano, dom Aldo Pagotto, defendeu que a família é a pedagoga e responsável pela formação da sociedade. “Ninguém é inferior. As pessoas só têm que ter oportunidades e se sentirem úteis na sociedade”, prosseguiu o arcebispo, bem perto do público, como gosta de fazer as suas homilias, encerrando o primeiro dia do encontro. Uma multidão estimada em mais de cinco mil pessoas acompanhou as duas celebrações.

Com cantos e orações, a comunidade católica também homenageou o administrador diocesano de Campina Grande e bispo eleito de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que está se despedindo da diocese campinense.

"Nós vivemos hoje em um mundo tão violento e tão cheio de situações difíceis… e é promovendo a paz que devemos modificá-lo, melhorá-lo", sub- linhou dom Orani Tempesta.

A programação do Crescer, que neste ano tem como tema a frase da madre Tereza de Calcutá, que diz que “Família que reza unida permanece unida” e como lema, “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1), prossegue até hoje. Durante todo o dia dezenas de palestras e atividades estarão sendo realizadas no Clube Campestre, encerrando o evento.