Arlinda Marques deixa de realizar cirurgias por falta de médico

Problema, segundo direção do hospital, é a falta de anestesistas e deve estar resolvido até a próxima segunda-feira com a renovação dos contratos com a cooperativa médica.

Da Redação

O Hospital Pediátrico Arlinda Marques está sem fazer cirurgias há pelo menos 15 dias. Essa denúncia foi feita, nesta quinta-feira (4), por mães que disseram que tiveram as cirurgias de seus filhos remarcadas mais de uma vez. O problema, segundo a direção da instituição estadual, é a falta de anestesistas e deve estar resolvido até a próxima segunda-feira.

A estimativa é de que pelo menos dez cirurgias estejam deixando de acontecer todos os dias, já que lá é um hospital público de referência e trabalha, principalmente, com intervenções agendadas, que são justamente as que não estão sendo feitas.

A reportagem da TV Cabo Branco procurou falar com médicos do Arlinda Marques, mas sem sucesso. Somente no fim da tarde é que a diretora do hospital, Darcy Lucena, informou que a Secretaria de Saúde está renovando o contrato com a cooperativa dos anestesiologistas e que até segunda-feira a situação estará normalizada.

Darcy explicou ainda que cirurgias de urgência estão acontecendo sempre que se fazem necessárias, mas as eletivas, que são as cirurgias agendadas e que não oferecem risco de morte aos pacientes, é que estão sendo remarcadas enquanto o Estado não resolve o problema de falta de médico.