Arquidiocese da Paraíba define celebrações da Semana Santa sem missas presenciais

Neste período de quarentena, as missas estão sendo transmitidas ao vivo pelo Instagram da Arquidiocese

A Arquidiocese da Paraíba divulgou a programação das celebrações da Semana Santa, que deve acontecer sem a presença de fiéis, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde para que se evite aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste período de quarentena, as missas estão sendo transmitidas ao vivo pelo Instagram da Arquidiocese.

Para evitar aglomerações, a tradicional procissão do Domingo de Ramos não vai ser realizada. O momento de Lava-pés, que acontece na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, não será realizado.

Na Sexta-Feira Santa vai haver uma celebração da Paixão e Morte do Senhor. A Procissão do Senhor Morto não será realizada, mas haverá um momentos de oração especial pelo doentes, pelos mortos e pelas pessoas que sofreram alguma perda na pendemia de Covid-19.

No sábado de Aleluia, a Procissão da Luz, que normalmente acontece após a benção do fogo, bem como a Liturgia Batismal (Batismo), não serão realizados.

A Missa dos Santos Óleos, onde todo o clero se reúne na catedral para renovação dos votos sacerdotais, será adiada para um momento mais seguro, possivelmente quando as medidas de proteção e isolamento social da pandemia de coronavírus já estiverem sido revertidas.

Confira abaixo os horários das celebrações:

Segunda, terça e quarta-feira (6, 7 e 8): 7h
Quinta-Feira Santa, 9 de abril: 17h (sem o momento de Lava-pés)
Sexta-feira da Paixão, 10 de abril: Celebração da a Paixão e Morte do Senhor às 15h
Sábado de Aleluia, 11 de abril: 20h (sem Procissão da Luz e Liturgia Batismal)