Direção de asilo confirma morte de dois idosos por coronavírus em João Pessoa

Outros onze estão hospitalizados, sendo quatro deles já testados positivo para Covid-19.

Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco
Direção de asilo confirma morte de dois idosos por coronavírus em João Pessoa
Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco

Duas idosas, de 90 e 83 anos, que residiam na Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira (Aspan), em João Pessoa, morreram de complicações em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada nesta terça-feira (14) pela assessoria da entidade.

Segundo nota de pesar emitida pela Aspan, a primeira delas, de 90 anos, faleceu na última quinta-feira (09). Ela estava interna em um hospital público desde o dia 7 de abril. A outra, de 83 anos, estava interna numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital e morreu no último domingo (12). “Recebemos, oficialmente, na noite de segunda-feira (13) a confirmação dos resultados do material coletado nas unidades médicas em que as nossas residentes estavam internadas”.

Além das duas mortes, outros onze idosos da entidade estão internos nas unidades referenciadas de saúde da rede pública, sendo que oito no Hospital São Luís e três no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, segundo a Aspan. Pelo menos nove deles foram transferidos para hospitais da capital, na tarde desta segunda-feira (13), após apresentarem sintomas de síndromes respiratórias e gripais.

Segundo a vigilância epidemiológica do município, dos noves idosos internados, quatro estão hospitalizados já com resultado positivo para Covid-19, os demais foram isolados com suspeita de coronavírus e aguardam o resultado do exame.

O gerente da Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista, disse que a prefeitura segue investigando como se deu a contaminação, já que todos os profissionais de saúde testados para Covid-19 deram resultado negativo.

A Aspan conta com 40 profissionais (técnicos de enfermagem, cuidadores, cozinheiras, assistente social, serviços gerais), cinco religiosas e 38 idosos residentes
que permanecem na instituição.

A entidade informou que, após as confirmações dos casos, novas rotinas foram tomadas, tais como testagem em todos os idosos e funcionários; transferência para unidades de referência idosos testados positivo, capacitação e novas orientações aos nossos colaboradores ministrados pela comissão da vigilância e saúde do município, restrição do fluxo dos idosos dentro da casa, liberação dos funcionários enquadrados no grupo de risco e/ou sintomáticos, desinfecção de todos os ambientes da casa e isolamento do ambiente em que residiam os idosos confirmados para a Covid-19, além das medidas já adotados desde o início da pandemia.