Aumento de motociclistas sem capacete na Paraíba preocupa

Foram registrados no estado 261 acidentes com moto no primeiro trimestre. Polícia Rodoviária já contabilizou neste ano 602 autuações.

Da Redação
Com G1

A imprudência dos motociclistas da Capital vem preocupando a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) do Estado. É cada vez mais constante o número de pessoas que conduzem motocicletas sem capacete, acessório obrigatório segundo as Leis de Trânsito.

A Polícia Rodoviária Estadual notificou 1.428 motociclistas em 2009. Neste ano, o último balanço da entidade registrou 602 autuações até abril. Somente no primeiro trimestre de 2010 foram contabilizados 261 acidentes envolvendo motoqueiros sem capacete, ferindo 196 pessoas.

Comandante da CPTran, o Capitão Arilson da Silva Valério, comentou que mesmo a multa , os pontos na carteira e a retenção da habilitação não têm assustado os imprudentes motociclistas. “Quando o infrator é pego, há multa de R$ 196, sete pontos na carteira e suspensão da habilitação por 12 meses. Mesmo assim, os motociclistas não respeitam as leis. Isso é falta de educação no trânsito”, explicou Valério.

Mais de 700 motocicletas estão retidas no pátio da CPTran, em João Pessoa.

Na quinta-feira (22), uma jovem de 26 anos morreu num acidente de moto no bairro do Grotão, na Capital . Ela estaria sem capacete.

O funcionário público Manuel Ferreira da Silva é considerado um exemplo entre seus amigos. Motociclista experiente, ele não deixa de usar o acessório. "Há muitos anos ando de moto e, graças a Deus, nunca cometi infração alguma. Isso porque sempre estou documentado e com capacete para ninguém pegar no meu pé", contou