Avenida terá faixa exclusiva de ônibus

Projeto da Floriano Peixoto é similar ao que foi implantado na avenida Canal, que resultou em melhoria para o transporte público.

A principal avenida de Campina Grande, a Floriano Peixoto, passará a contar, em breve, com faixas exclusivas para ônibus. A Superintendência de Trânsito e Transporte Público realizou estudos e está executando o projeto, em duas etapas, no trecho que vai do Viaduto Elpídio de Almeida ao Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

Na primeira etapa de execução do projeto, os trabalhos já foram iniciados esta semana com a implantação de mais de 60 placas regulamentando o estacionamento e a parada proibida no trecho entre a rua Melo Leitão até o Hospital de Trauma. A execução inclui serviços operacionais de engenharia, fiscalização e de educação. A partir da próxima segunda-feira, será realizada uma campanha educativa, informando sobre a mudança estabelecida no estacionamento proibido da via.

O projeto executado na Floriano Peixoto é similar ao que foi implantado na avenida Canal, que resultou em melhoria para o sistema de transporte público de passageiros da cidade.

Conforme explicou Vicente Rocha, superintendente da STTP, Campina teve um acréscimo significativo do número de veículos nos últimos anos e, por isso, é preciso desenvolver ações de engenharia de tráfego para estancar problemas de fluxo de veículos e melhorar a velocidade operacional dos ônibus, em vias de acesso como a avenida Canal, Almeida Barreto, Aprígio Veloso e Almirante Barroso.

Conforme o cronograma de ações de melhoria urbana na Floriano Peixoto, ainda serão executados os serviços de implantação da faixa da direita como preferencial para coletivos e proibição aos motoristas de parar e estacionar seus veículos no lado direito da avenida, nos dois sentidos. Após a realização do trabalho educativo de estacionamento proibido, a STTP estará implantando a sinalização horizontal com marca viária e tachões.

Para isso também será feita outra ampla campanha educativa através da imprensa e por toda avenida, informando através de panfletagem. Em seguida haverá o trabalho de orientação e fiscalização, com equipes de agentes de trânsito abordando condutores de veículos e informando das mudanças. No mês de dezembro, será executada a última etapa do planejamento, com a fiscalização punitiva de proibição de estacionamento.