Barreiras do Cabo Branco estão sob grave situação de risco

Novos trechos das barreiras do Cabo Branco desabaram na manhã desta terça-feira (26). Se as fortes chuvas continuarem, a situação pode se agravar.

Da Redação

As fortes chuvas na Capital durante este mês de maio está preocupando a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura do município quanto à situação das barreiras do Cabo Branco. Nesta manhã de terça-feira (26), um novo deslizamento voltou a ocorrer na área, preocupando donos de bares próximos a encosta.

A Defesa Civil esteve avaliando o local e declarou que a situação é preocupante e vai além de uma situação de risco. Segundo o assessor técnico da Defesa, Alberto Sabino, a galeria que guia o fluxo das águas no topo das barreiras está danificada pelo tempo e por atos de vandalismo, o que compromete a estrutura física da região.

As chuvas estão acelerando o processo de saturação do solo e com isso as vegetações locais estão desgastadas. Com o solo descoberto, o impacto das chuvas acaba por fazer com que novos deslizamentos aconteçam, o que prejudica por inteira a integridade da barreira.

Segundo Sabino, a Seinfra já foi comunicada sobre a situação da região e devem estar retirando entulhos e fazendo manutenção nas galerias. Ele ainda disse que quando as chuvas amenizarem, a secretaria de infraestrutura e a secretaria de meio ambiente devem estar intervindo com a construção de uma contenção de grande porte para a o local.

O STTrans também foi comunicado com a situação das barreiras, que um novo deslizamento pode causar transtornos no final da avenida Cabo Branco e interromper o comércio de bares locais, como o bar Marinas e o Bargaço.