Boa Ventura e Diamante voltam a ter água nas torneiras na segunda

Normalização vem depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Há aproximadamente oito meses sem uma gota sequer de água nas torneiras, desde junho do ano passado, a população das cidades de Boa Ventura e de Diamante, no Sertão paraibano, vão novamente contar com o abastecimento de água. A normalização acontecerá a partir da próxima segunda-feira, graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público (MPPB), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Conforme o presidente da Aesa, João Fernandes, a retomada do abastecimento ocorrerá porque, graças às chuvas ocorridas nos últimos meses, a calha do rio Piancó acumulou um volume de água suficiente para voltar a atender a população. “Essas cidades estavam sendo abastecidas somente através de carros-pipa, então é com alegria que damos essa notícia à população”, destacou.

A retomada não impede, no entanto, que o abastecimento seja novamente interrompido caso ocorram mudanças de parâmetros de qualidade da água exigidos pela legislação. Conforme o TAC celebrado, a Cagepa se comprometeu a informar com 24 horas de antecedência às prefeituras de Boa Ventura e Diamante a interrupção do fornecimento em virtude dessa alteração.

De acordo com informações da diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, atualmente, por conta da estiagem e da condição de atendimento dos mananciais, 102 cidades em racionamento, 26 em colapso e 14 municípios estão em estado de alerta.