Cagepa não consegue suprir e bairros da Capital ficam sem água

Internautas do Aeroclube e do Jardim Oceania procuraram o Paraíba1 relatando que chegam a ficar até 24 horas seguidas sem água. Problema no Bessa já dura dois meses.

Da Redação

Os moradores dos bairros Bessa, Aeroclube e Jardim Oceania vêm sofrendo com problemas de falta de água. Nos últimos dias, alguns internautas do Paraíba1 entraram em contato com a redação, relatando que, no bairro do Aeroclube e Jardim Oceania, chega a faltar água durante intervalos de 24 horas. Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), medidas já foram tomadas, mas a solução do problema será gradativa.

No dia 25 de janeiro, foi ao ar no JPB, 1ª Edição, da TV Cabo Branco (veja o vídeo), uma matéria falando do problema no bairro do Bessa. Lá, os moradores reclamavam que a falta de água já durava cerca de dois meses. Depois do apagão que afetou sete estados do Nordeste, na última quinta (3), alguns municípios da Paraíba ficaram sem água, porque, segundo informou a Cagepa, com a falta de energia, o nível dos reservatórios caiu, ocasionando o problema.

Moradores dos bairros Aeroclube e Jardim Oceania entraram em contato com a redação do Paraíba1, relatando a recorrência do problema nessas localidades. Segundo os internautas, os bairros chegaram a ficar sem água por um período de 24 horas seguidas. Eles entraram em contato com a Cagepa para tentar saber o porquê da fata de água.

“A atendente [da Cagepa] informa que não há previsão para o retorno do abastecimento e que o corte se deu pelo fato de que a demanda de utilização de água está muito grande e a empresa não tem como sustentar essa demanda tão alta”, relatou um dos internautas.

A reportagem do Paraíba1 entrou em contato com a Cagepa. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia, as medidas para solucionar o problema já estão sendo tomadas. Equipes da Cagepa executaram, na semana passada, uma intervenção na rede de abastecimento, para interligar adutoras. Com isso, o abastecimento de água da região seria reforçado, atenuando o problema.

No entanto, como essa intervenção foi concluída na última quinta (3), data do blecaute, a previsão de atenuação do problema, que era a sexta, não pôde ser atendida. Agora, a nova expectativa da Cagepa é de que até a próxima quarta-feira (9) alguns trechos das localidades afetada pelo problema já tenham o abastecimento de água restabelecido.

A assessoria da Cagepa ainda informou que os serviços executados pela companhia, na tentativa de solucionar o problema, começarão a surtir efeito já nesta quarta no trecho que vai do retão de Manaíra até a praça do Caju. A Cagepa também ratificou a informação do internauta de que a oferta está menor que a demanda, sobretudo pelo fato de que, no verão, os moradores consomem mais água.

Outro motivo alegado pela Cagepa, e que justifica a disparidade entre oferta e demanda, são os fatos de os bairros terem crescido muito, tanto vertical quanto horizontalmente, e isso significar aumento do consumo. Mas, segundo a assessoria da Companhia, medidas como essa da interligação de adutoras continuarão sendo tomadas até que o problema seja resolvido definitivamente