Campanha contra violência no trânsito relembra morte da defensora

Defensora público foi morta há um ano em acidente automobilístico, na avenida Epitácio Pessoa. O evento pretende atrair a atenção da sociedade e do poder público.

Da Redação

Na próxima segunda-feira (24) será celebrado o Dia Municipal da Paz no Trânsito. E para comemorar a data, a Fundação Fátima Lopes, o vereador Bruno Farias, a STTrans e a OAB estão organizando evento a ser realizado no Busto de Tamandaré, às 17h desta segunda. Sob o tema “Um dia para lembrar que a violência no trânsito tem que acabar”, o encontro será uma homenagem a Fátima Lopes, vítima de acidente automobilístico há um ano.

O evento terá algumas atividades ao longo de todo o dia, iniciando com um café da manhã, às 7h, no Busto de Tamandaré. Às 12h, serão realizadas panfletagens nos semáforos das avenidas Epitácio Pessoa, no Retão de Manaíra e em Mangabeira, com a presença de familiares de outras vítimas da violência no trânsito. Equipes da STTrans apoiarão esta atividade.

A partir das 17h, as atividades se concentrarão no palco montado no Busto de Tamandaré. Ste momento do evento contará com depoimentos de pessoas que perderam familiares em acidentes de trânsito, apresentação de grupo teatral e premiação de concurso infantil de desenhos. Ao final, será realizada a missa de um ano da morte da defensora pública Fátima Lopes, que culminará com o lançamento ao ar de balões brancos, simbolizando a paz.

O objetivo principal da campanha é alertar a sociedade e o poder público quanto aos altos índices de acidentes e mortes no trânsito. Os últimos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que mais de 35 mil mortes por ano no Brasil estão relacionadas ao trânsito. Segundo dados do Centro de Estudos de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o álcool se relaciona com pelo menos 50% dos acidentes de trânsito.

Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas através do telefone da Fundação Fátima Lopes: 9922-2230.