Campina Grande faz 154 anos: ‘Pra mim, Campina significa tudo!’

Campinenses – de sangue e de coração – falam ao Jornal da Paraíba sobre seu amor pela cidade

Monumento aos Pioneiros, em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)
Monumento aos Pioneiros, em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)

Campina Grande está fazendo 154 anos nesta quinta-feira (11) e é difícil explicar o que a cidade significa para quem vive ou até mesmo para quem já viveu nela. Por isso, o Jornal da Paraíba foi até as ruas da cidade ouvir o que significa Campina Grande para os campinenses de registro e os de coração. Pelos depoimentos só há uma constatação: a Rainha da Borborema é muita amada por filhos de sangue e pelos adotivos.

>>> Campina Grande faz 154 anos

O Jornal da Paraíba fez as seguintes perguntas: O que Campina Grande Significa para você? O que você espera para o futuro de Campina Grande?

Filhos naturais…

Campina Grande faz 154 anos: 'Pra mim, Campina significa tudo!'
Netário Xavier (Foto: Maria Eduarda Lima)
Campina significa tudo

Netário Xavier Barbosa, de 54 anos, é filho da terra, trabalha no calçadão da Cardoso Vieira, coração da cidade, e é apaixonado por Campina Grande.

“Pra mim, Campina significa tudo. Aqui em Campina Grande tem de tudo e eu faço questão de exaltar a cidade sempre que eu vou pra fora. Sou completamente apaixonado pela cidade, tenho o maior orgulho de ser daqui, de ter nascido e me criado aqui, nessa cidade maravilhosa. Tenho orgulho de ser campinense! Trabalho no coração da cidade, no calçadão da Cardoso Vieira, vi e vivi muitas histórias aqui.”

Futuro
Minha vontade pro futuro de campina grande é que entrem governantes que deem valor a cidade, tudo que acontece em campina dá certo. nossa terra é maravilhosa, só falta mesmo ser bem cuidada.
Aniguelanderson Silva, 31 anos (Foto: Maria Eduarda Lima)
Aniguelanderson (Foto: Maria Eduarda Lima)

Lugar bom de se viver

Aniguelanderson Silva também trabalha no calçadão da Cardoso Vieira, o preparador de palmilha de 31 anos faz bico de engraxate no local depois de ter ficado desempregado. Apesar da dificuldade em conseguir emprego na cidade, Campina Grande ainda é querida para ele.

“Campina é um lugar bom de se viver, é uma cidade sossegada, tranquila, mesmo com os assaltos e a violência, ainda é um lugar bom de se morar.”

Futuro

“Espero mais emprego, mais oportunidade Eu sou deficiente e é muito mais dífícil conseguir emprego. O pai de família hoje em dia tá dando um duro danado pra conseguir emprego, sustentar a família.

Lourdes Paz, 60 anos. Campinense. (Foto: Maria Eduarda Lima)
Lourdes Paz (Foto: Maria Eduarda Lima)
Minha cidade é linda

Dona Lourdes Paz também é campinense nascida e criada na cidade, tem algumas críticas, mas o amor por campina não fica de lado.

“Campina é uma cidade muito boa de se viver, existe violência, mas está em todo Brasil, né? Eu tenho sentido uma falta de humanidade muito grande nas pessoas, elas não tão mais amigas como eram. Cada um se fecha na sua casa… Mas mesmo assim eu amo morar em Campina Grande. Minha cidade é linda!

Futuro

“Espero que Campina Grande melhore, seja um pouco mais como era antes. Hoje para os jovens não tem nem divertimento, não tem uma boate, não tem um bar bacana. A vida noturna de campina acabou. Antes a vida de campina era igual a vida de São Paulo, tinha 4 boates, os bares tudo lotados… A gente também quer mais segurança e saúde, né?

… filhos de coração…

José Felix, 69 anos. Aposentado (Foto: Maria Eduarda Lima)
José Felix (Foto: Maria Eduarda Lima)
Fui embora, mas voltei

Seu José Felix não é nascido em Campina mas se naturalizou na cidade, que é como mãe para ele. E os planos dele pro futuro são ambiciosos…

“Campina é tudo pra mim, foi aqui onde eu vim estudar, onde conquistei tudo na vida. Virei empresário. Fui embora pra São Paulo, mas voltei, porque eu amo morar em campina grande”

Futuro

“Eu tenho um sonho de que tenha um autodrómo em Campina Grande, pra que a gente tenha disputa a nível nacional de stock car. Em campina se tem espaço pra tudo. Meu sonho é em um domingo ir a autodrómo em campina grande.”

Socorro Guedes, 60 anos. Administradora. (Foto: Maria Eduarda Lima)
Socorro Guedes (Foto: Maria Eduarda Lima)
Melhor cidade do mundo

Socorro Guedes, de 66 anos, também faz parte dos que não são de Campina Grande, mas escolheram a cidade para viver.

“Campina Grande é a melhor cidade do mundo pra mim, porque tem tudo que eu preciso. Tem educação, comércio, serviços públicos de boa qualidade… Aqui eu fiz minha faculdade, consegui meu primeira emprego e fui ficando.”

Futuro

“Eu quero que no futuro campina consiga se expandir cada vez mais. Que cresça e tenha ainda mais visibilidade.”

… e os que foram embora

Campina Grande faz 154 anos: 'Pra mim, Campina significa tudo!'
Dalva Tó-kaipp, 66 anos, Jornalista.
Povo tem prazer em ajudar

A jornalista Dalva Tó-kaipp, de 66 anos, morou em Campina Grande quando fez faculdade. Na cidade, ela conseguiu o primeiro emprego depois de se formar. Hoje, morando em Pernambuco, visita a cidade sempre que pode.

“Campina Grande significa muito pra mim. Gosto muito da cidade, do clima, da cultura e do próprio povo, que são atenciosos, aconchegantes, têm prazer em ajudar. Eu morei aqui pra estudar, me formei, trabalhei em alguns jornais e sempre que possível venho aqui porque amo a cidade.”

* Sob supervisão de Aline Oliveira