Candidatos ao Enem devem ficar atentos ao que pode e o que é proibido na prova

Mais de 200 mil candidatos se submeterão ao exame na Paraíba. Além da concorrência, é preciso ficar atento às regras do concurso.

Os 203.408 candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba devem ficar atentos aos itens obrigatórios e as causas de uma possível eliminação. Nos dias de aplicação do exame, que acontece amanhã e domingo em todo o Brasil, os candidatos precisam apresentar obrigatoriamente um documento oficial com foto, além de uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o candidato também leve o cartão de confirmação da inscrição, disponível no site do Enem. Até a última terça-feira, 1,7 milhão de participantes não havia acessado o cartão, onde constam informações básicas como data, hora e local de realização das provas.

Os candidatos devem prestar atenção à hora de aplicação das provas, que seguem o horário oficial de Brasília. Na Paraíba, os portões de acesso abrem às 11h e fecham às 12h. As provas serão aplicadas às 12h30. O candidato que sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame será eliminado. Outra causa de eliminação é o uso de gorro, óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou similares.

O que levar

-É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

-Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

-Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente