Candidatos relatam dificuldades no acesso ao SISU

MEC garantiu que os candidatos não terão prejuízo.

Alguns estudantes estão com dificuldades no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o sistema foram abertas nesta terça-feira (24). Segundo o Ministério da Educação (MEC) as dificuldades estão ocorrendo em candidatos que participaram da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

O MEC informou que as dificuldades estão sendo sanadas e garantiu que os candidatos não terão prejuízo. “O MEC, juntamente com o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], continua trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolvê-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato”, diz a pasta, em nota.
 
Por meio das redes sociais, muitos candidatos que fizeram a prova no ano passado estão reclamando da dificuldade de acesso, em especial aqueles que prestaram o exame na segunda aplicação.
 
O Sisu é uma ferramenta que permite aos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. As inscrições para o sistema foram liberadas nesta terça-feira (24) e estarão abertas até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro.
 
Os candidatos podem se inscrever a qualquer momento dentro desse período e o único critério para a aprovação é a nota do Enem. Até as 13h, 773.341 candidatos já haviam entrado no sistema e feito suas opções. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário, totalizando até o momento 1.483.554 inscrições.
 
Os candidatos que concluíram o ensino médio, prestaram o Enem em 2016 e receberam nota maior que zero na redação podem acessar o sistema. “Dos 6.067.152 que fizeram o Enem, 880.962 participantes realizaram o exame apenas para autoavaliação (“treineiros”) e 140.294 receberam nota zero na redação. Esses participantes não estão incluídos na base de dados do Sisu”, informou o MEC.
 
Em caso de dúvida sobre o Sisu, os interessados podem entrar em contato com o MEC e com o Inep por meio do número 0800 616161 ou pela ouvidoria do ministério.
 
Inconsistências
 
Segundo o comunicado do ministério, foram identificados cerca de 700 candidatos cujas notas na base de dados do Enem registravam participação na primeira e também na segunda aplicação do exame, mas "essas inconsistências já foram corrigidas”.