Capitania dos Portos já fiscalizou quase 500 barcos na ‘Operação Verão’

Dentre as principais infrações observadas pelas equipes de fiscalização estão falta de colete e habilitação e documentação vencidas.

Até o dia 31 de dezembro, a Capitania dos Portos da Paraíba fiscalizou 472 embarcações, notificou 51, apreendeu 14 por superlotação e impediu 12 de entrar no mar. Os dados são um balanço parcial da ‘Operação Verão’ que acontece em todo o Estado e vai até março de 2015 com o objetivo de incrementar as ações preventivas e de orientação e fiscalização, voltadas para os aquaviários. Dentre as principais infrações observadas pelas equipes de fiscalização estão falta de colete e habilitação e documentação vencidas.

As multas variam de R$ 40,00 para casos de seguro obrigatório e luzes queimadas, por exemplo a R$ 3.200,00 para o caso de codução de embarcação sob efeito de álcool, falta de habilitação, excesso de passageiros e outras situações que coloquem em risco a vida dos banhistas.

Durante a fiscalização as equipes analisam as documentações – do condutor e da embarcação – e os equipamentos de segurança, como coletes de salvamento e extintores de incêndio.

Em dias normais, a Capitania trabalha com seis equipes, mas durante os finais de semana de muito sol e maior movimento, esse número aumenta de acordo com a necessidade.

Fora isso, há ainda as tendas chamadas de ‘Blitz na areia’ que ficam condicionadas em frente às saídas das marinas para fiscalizar as embarcações antes de saírem.