Carteiras de Trabalho esperam donos em CG

Documentos começaram a ser emitidos em 2012; Além das carteiras de trabalho, cerca de 500 documentos diversos estão ‘encalhados’.

Mais de mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão ‘encalhadas’ na Casa da Cidadania, em Campina Grande.

Segundo o diretor do órgão, Olavo Rodrigues, os documentos começaram a ser emitidos em 2012 e, hoje, são um entrave na otimização deste serviço específico. Ele contou que além das carteiras, cerca de 500 outros documentos aguardam por seu usuário nos “achados e perdidos” da Casa da Cidadania. O diretor fez um chamamento aos usuários que solicitaram o CTPS, para que recolham o documento em até um mês.

O diretor explicou que mais de 50% das carteiras foram emitidas durante o ano passado, quando o órgão disponibilizou um funcionário, especificamente para atender a demanda de solicitações da CTPS.

“Ele foi enviado ao Ministério do Trabalho justamente para atender esse público, que solicitou a carteira com urgência, mas depois não veio buscar o documento. Mais de mil carteiras estão encalhadas e isso atrasa o serviço de emissão. Então eu peço aos usuários que venham até a Casa da Cidadania resgatar o seu documento o mais rápido possível”, contou.

Ele também informou que depois de um mês de espera, os documentos serão encaminhados ao Ministério do Trabalho e os usuários não mais poderão resgatá-lo na Casa da Cidadania.

O diretor contou que a necessidade urgente de resgate também se deve ao risco da carteira ser levada do órgão, já que no local circulam, por dia, uma média de 1.500 pessoas.

“As carteiras contêm informações importantes do usuário. É o modelo mais novo, um documento digitalizado, a prova de fraude, mas que se for levada por um estranho o inquérito terá que ser resolvido pela Polícia Federal”, disse.

Além das carteiras de trabalho, cerca de 500 documentos diversos (como carteiras de Identidade e CPF, além de outros) estão encalhados no setor de “achados e perdidos” da Casa da Cidadania. “Nós temos toda a relação, então quem perdeu algum documento pode procurar a Casa da Cidadania, porque ele pode estar aqui”, frisou. Ele informou que o maior número de emissões é de Carteira de Identidade, com cerca de 250 emissões diárias.

O diretor também informou sobre a reforma da Casa da Cidadania, que funciona na Rua Doutor Severino Cruz, às margens do Açude Velho, mas temporariamente está em serviço na antiga Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada na Rua Pedro I, no bairro de São José. “A reforma está 99% pronta, faltando apenas alguns ajustes na fachada e inspeção dos bombeiros. A expectativa é de que até o final deste mês retornemos ao local de origem”, disse Olavo.

ALGUNS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA CASA DA CIDADANIA:

Alteração de dados cadastrais, parcelamento de débitos, solicitação de 2ª via ligação de água.

Autenticação da cópia do CRLV, renovação da Carteira de Habilitação, licenciamento de veículos.

Assistência judiciária gratuita.

Atestado de antecedentes criminais e Carteira de Identidade;

Cadastramento para o 1º emprego e Seguro Desemprego;

Emissão de Carteira Profissional;

Emissão de GIM, GIVA e Certidão Negativa, Nota Fiscal Avulsa e Orientações ao contribuinte.

Emissão de Passaporte;

Inscrição da 1ª via de CPF, situação e consulta cadastral;

IPTU, ISS, TCR, Informações sobre débitos e Alvarás, atualização de dados cadastrais;

Serviços de Orientação e Defesa do Consumidor.