Centro de Tecnologia da UFPB será inaugurado no 2º semestre

Obras do centro tecnológico da UFPB estão em fase final, alunos de três cursos que assistem aula no Campus I serão transferidos.

No segundo semestre deste ano será inaugurado o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que funcionará no bairro de Mangabeira. O novo campus, que já está em fase final de construção, terá estrutura para três cursos tecnológicos, um instituto de pesquisas e um centro para aulas de iniciação científica a estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Segundo o diretor do novo campus, José Marcelino Oliveira Cavalheiro, as novas instalações serão ocupadas por cerca de 400 alunos, e 30 professores dos cursos de Gestão Pública, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e Tecnologia em Alimentos. Esses cursos possuem duração de três anos e formarão profissionais tecnólogos na área. Quase 40 funcionários também serão deslocados para trabalhar no local.

“Os estudantes desses três cursos tecnólogos estão, atualmente, assistindo aulas, provisoriamente, nas instalações do Centro de Tecnologia, no campus I da Universidade Federal da Paraíba. Mas serão transferidos para Mangabeira ainda este ano”, ressaltou Marcelino Oliveira.

Ele disse que a mudança de maquinário e de estuantes vai ocorrer de forma paulatina entre os dois campi. No primeiro semestre deste ano, a intenção é transferir apenas equipamentos e montar os laboratórios e salas de aula em Mangabeira. Depois, já no segundo semestre, é que a UFPB fará a transferência dos alunos.

A construção do novo campus está na reta final. Numa área localizada no Distrito Industrial de Mangabeira, por trás da Estação Hípica, que fica às margens da estrada da Penha, é possível ver os operários trabalhando na obra.

No local, já existem estacionamentos e sete blocos com salas de aula, com estruturas quase prontas. Elas possuem paredes, telhados, pisos e acabamentos. As áreas externas também já receberam calçamento.

Após a obra ser concluída, a Universidade Federal da Paraíba vai solicitar à Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) que altere a rota dos ônibus que circulam em Mangabeira para facilitar o deslocamento dos estudantes à universidade.

“Iremos solicitar que os coletivos circulem nas ruas em frente ao novo campus, nos horários da tarde e noite, já que teremos aulas nesses dois turnos. Iremos adotar todas as providências necessárias para garantir o conforto e segurança de nossos alunos”, enfatizou Marcelino Oliveira.