CEOs são inaugurados em distritos de CG

Trinta e duas mil pessoas serão beneficiadas com Centro de Especialidades Odontológicas em Galante e São José da Mata.

Os distritos de Galante e São José da Mata, em Campina Grande, receberam cada um, ontem pela manhã, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Trinta e duas mil pessoas daquelas comunidades devem ser beneficiadas. Para a implantação de cada unidade foram investidos R$ 120 mil, conforme informou o prefeito Romero Rodrigues. O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, participou das solenidades de inauguração e destacou que a Paraíba é o primeiro Estado no ranking nacional de número de CEOs por habitante.

O representante do MS destacou a qualidade dos centros e anunciou a possibilidade de mais investimentos na região. “As unidades aqui estão no padrão do Ministério da Saúde, aliás são equipamentos de altíssima qualidade, melhores inclusive do que muitas de serviço privado. Nós estamos agora avaliando todos os Centros de Especialidades do país. Com estes dois, a Paraíba vai alcançar 58 CEOs. O Estado é o primeiro do ranking nacional em relação ao número de CEOs por habitante. O MS está avaliando e aqueles que forem bem avaliados, como acredito que será o caso aqui de Campina, poderão receber 100% a mais de recursos”, detalhou.

Já o prefeito Romero Rodrigues falou sobre outros investimentos que estão previstos para Campina no setor da saúde. “Temos várias obras em curso. Atualmente estamos construindo uma Unidade de Saúde no conjunto Ronaldo Cunha Lima que vai comportar duas equipes, mais uma unidade em Galante. Nas próximas semanas estaremos entregando uma sala com a primeira endoscopia realizada pelo SUS lá no Pedro I, além do Raio X que já começou a funcionar e vamos ampliar o atendimento, bem como implantaremos o Raio X digital”, informou.

DIAGNÓSTICO

Conforme divulgou a Prefeitura, através da assessoria de imprensa, as unidades são financiadas pelo Governo Federal mais contrapartida do Governo Municipal, e cada uma receberá repasses de R$ 8.250 para custeio mensal das atividades. Os estabelecimentos, que são do Tipo I, fazem parte do Programa Brasil Sorridente, oferecendo serviços de diagnóstico bucal, com ênfase em diagnosticar e detectar o câncer de boca.

Também serão disponibilizados tratamento de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, além de atendimentos para portadores de necessidades especiais.

Os novos centros irão funcionar na Unidade Mista de Saúde (Galante) e no Centro de Saúde Severino Bezerra Cabral (São José da Mata). Cada um contará com três equipes, formadas por dentistas e auxiliares técnicos. O tratamento oferecido nos CEOs é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família, que fazem o primeiro atendimento ao paciente e encaminham os casos mais complexos ao serviço especializado.

De acordo com a secretária interina de saúde, Luzia Pinto, de 2013 até agora, a Prefeitura ampliou de 40 para 54 o número de equipes de saúde bucal no município. Atualmente, Campina Grande conta com um CEO no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto. Nos próximos 30 dias, após passar por obras de reforma para adequação do espaço, o CEO que funcionava na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deverá funcionar no Centro de Saúde do Catolé. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sete cirurgiões bucomaxilos realizam os atendimentos de urgência e emergência, durante a noite, de segunda à sexta. Aos sábados e domingos, os plantões são de 24h.