Chuva atrapalha o primeiro dia do recenseamento em Campina Grande

Os recenseadores do IBGE tiveram que cair em campo com auxílio de guardas-chuvas e capas protetoras

Jorge Barbosa

As fortes chuvas que caíram em Campina Grande, durante toda a tarde segunda-feira (02), se transformaram no principal problema dos recenseadores do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que começaram as entrevistas sobre o Censo 2010. Com exceção do fator climático, não foi registrado nenhum outro problema no primeiro dia das atividades de campo.

Somente em Campina Grande estão atuando 350 recenseadores, com o auxílio de 45 supervisores, divididos em quatro zonas: Rural, Oeste, Norte e Sul. De acordo com a supervisora administrativa do IBGE em Campina Grande, Mônica Justino, os recenseadores não encontraram nenhuma resistência, por parte dos moradores, nesse primeiro dia.

“Nosso único problema foi somente a chuva mesmo, que chegou a atrapalhar um pouco”, explicou a coordenadora. “Mas os recenseadores já estavam orientados para isso e com certeza conseguiram desenvolver as pesquisas nesse primeiro dia”. Conforme Mônica, nas residências onde os moradores estavam ausentes, os recenseadores deixaram recados, com números de contato, para que seja agendado um dia para a realização da entrevista.

A coordenadora lembrou também que a entrevista via internet também já está disponível para aquelas pessoas que não possuem tempo de responder o questionário em casa. Cada recenseador, em seu primeiro dia de atividade, está sendo acompanhado por um supervisor nas três primeiras entrevistas. Alguns grupos, começarão apenas na próxima quarta-feira (04).