Com as bênçãos de Santo Antônio

Santo é o padroeiro das moças solteiras, que recorrem a ele quando querem arranjar um amor para toda a vida.

Desde bem moça, Maria das Graças Vicente Marques sentia muita vontade de casar. Devido à fama de casamenteiro que Santo Antônio sempre teve, ela pedia diariamente, em suas orações, por um bom partido com quem pudesse alcançar o matrimônio e constituir família.

“SantoAntônio do Catageró, por Nossa Senhora Aparecida e todos os santos do céu, não me deixe só”, suplicava ela, incansavelmente, todas as noites antes de dormir.

Entretanto, as súplicas não davam resultado, segundo Maria das Graças. “Eu tenho muita fé nele (santo) e sabia que ajudava as moças solteiras a casar, por isso me peguei ainda mais com ele, sendo que minhas rezas não estavam sendo suficientes. Foi aí que me ensinaram algumas simpatias para serem feitas na véspera do Dia de Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho”, relatou.

A partir daí, com tanta vontade de subir ao altar, Maria das Graças, que hoje é zeladora na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Geisel, em João Pessoa, passou a fazer as mais diversas simpatias, a fim de descobrir quem seria seu futuro marido.

“Foram muitas as adivinhações que eu fiz. Uma das mais certeiras que vi foi enfiar uma faca virgem no tronco da bananeira, pois saíram a três iniciais (RMS) do nome do homem que casei, Reginaldo Marques de Sousa. Mesmo assim, depois desse dia, ainda demorou para ele chegar. O assunto só foi resolvido mesmo quando me ensinaram a pisar a imagem de Santo Antônio em um pilão. Não deu um ano e eu casei, aos 22 anos de idade”, confirmou Maria das Graças, hoje com 62 anos, e ainda apelando ao santo.

O motivo é que depois de 24 anos de casamento com Reginaldo, Maria das Graças decidiu se separar. “Ainda hoje amo ele, mas por conta das cachaças que ele tomava, nós brigávamos muito e chegou uma hora que não aguentei mais e me separei dele. Foram 24 anos de alegrias, porque tive nove filhos, mas também de muita tristeza e desgosto. Por isso, continuo pedindo a Santo Antônio que ele deixe de beber e volte para mim. E se não for assim, que o santo casamenteiro me arrume outro marido melhor que ele”, disse, aos sorrisos.

Ao ser indagada por tamanho alto astral, Maria das Graças foi enfática: “Eu sofro sorrindo para fazer sorriso que sofre. Como disse, apesar de tudo ainda amo ele (sic). Nos dias frios, é quando mais me lembro de Reginaldo, porque não tem lençol que esquente melhor do que um cobertor de orelha. Das brincadeiras de pobre, casar e ter meus nove filhos foi a melhor que achei. Era um filho fora, outro dentro e um no pensamento”, brincou.

FAMOSA
Maria das Graças é famosa junto às moças da comunidade, que a procuram para dar dicas de simpatias que possam trazer marido.

Ana Flávia, 25 anos, está noiva a um ano e não pensou duas vezes para fazer uma simpatia para Santo Antônio.

“Na véspera de Santo Antônio, peguei a aliança e coloquei em um fio de cabelo para formar um pêndulo e bater em um copo virgem para saber quanto tempo faltava para o casamento.

Foram três batidas, então só faltam mais dois anos. Espero que essa simpatia realmente funcione, porque não aguento namorar mais não, quero mesmo é casar”, exclamou a jovem.

NO CARITÓ
Por outro lado, as simpatias podem não revelar aquilo que as moças querem. Foi o caso de uma senhora de 58 anos, que até hoje não conseguiu marido e, como ela mesmo disse, ficou no Caritó.

“Minha irmã é viciada nessas simpatias e me ensinou várias, nenhuma delas que eu fazia dava certo, até que uma vez eu resolvi fazer a última tentativa. Peguei quatro dentes de alho e coloquei cada um em um recipiente com o nome do atual namorado da época e dos outros três passados, para ver qual deles brotaria primeiro. Conforme minha irmã ensinou, o nome que estivesse no alho que nascesse primeiro, seria aquele com quem iria casar. E o que foi que aconteceu? Não nasceu nenhum pé de alho, eles apodreceram, mofaram, mas não brotaram e minha irmã disse que isso era sinal que eu ia ficar sozinha, sem casar. Dito e feito, fiquei no Caritó”, comentou a costureira que preferiu não se identificar.

MÉRITOS DO SANTO VÃO ALÉM DOS CASAMENTOS

A imagem do frade Antônio com o Menino Jesus nos braços e lírios brancos nas mãos é uma das mais populares entre os católicos. Festejado no dia 13 de junho, a data do santo foi inserida na cultura popular dentro das festas juninas e tem como principal súplica a prece por um casamento.

Porém, religiosos destacam que os méritos do santo vão além da fama de casamenteiro. “O carinho de Santo Antônio para com os pobres, a dedicação à missão e, acima de tudo, pela caridade fizeram com que o processo de canonização fosse mais rápido da igreja, já que durou menos de três anos para ele ser canonizado”, disse o padre Pedro Filho.

Segundo o padre, Santo Antônio também é conhecido pelo santo dos pães: O pão da palavra (de Deus), o pão da eucaristia – que representa o corpo de Cristo – e o pão da caridade, este último resultante de um dos primeiros milagres dele.

“Ele estava no convento e os pobres chegaram batendo na porta em busca de alimento e Antônio deu os pães que seriam servidos no café. O padeiro do convento se preocupou e disse que não tinha mais pão para servir. Foi quando Antônio mandou ele voltar e olhar direito. Chegando lá, havia uma grande quantidade de pães que foram servidos no café para os frades e o restante, distribuído entre os pobres”, contou.

“Segundo a devoção popular, os pães de Santo Antônio distribuídos nas celebrações religiosas da igreja são guardados na farinha para não faltar o pão de cada dia”, completou.

Conheça algumas simpatias para fazer ao
Santo Antônio

 Comprar uma pequena imagem de Santo Antônio. Virar o santo de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

 * Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, enquanto isso, faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir casar.

  Pegue na imagem do Santo Antônio e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um marido ficará na geladeira. Se o santo demorar a realizar seu desejo, diga que ele irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater à porta.

 Vá a um casamento e dê de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, a qual terá retirado o Menino Jesus que carrega nos braços. Quando o casamento acabar, pedir no altar para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve ir na casa do casal e lá depositar de volta a imagem do Menino Jesus.