Cresce movimento nas balsas de Cabedelo

Com o verão, aumenta o fluxo de pessoas que fazem a travessia até o município de Lucena.

As balsas que fazem o trajeto entre o município de Cabedelo e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, estão intensificando o transporte com o período de veraneio. Por dia, podem ser feitas até 16 viagens para a praia do distrito de Costinha e outras 16 para voltar para Cabedelo.

Os dias de maior movimentação são o sábado e o domingo. Segundo o gerente administrativo da Nordeste Navegações, Antônio Dias, o fluxo de passageiros aumenta em janeiro e fica ainda maior na semana do Carnaval. O trajeto dura em média 20 minutos e o preço para os automóveis de passeio é de R$ 11,75, incluindo o condutor e variam de acordo com o tipo de veículo.

“Por dia, sendo a ida e a volta, dá uma média de 1.000 pessoas, 500 carros e 100 motos. Em outros períodos do ano, após o Carnaval, essa média dos veículos cai pela metade” disse o gerente administrativo. “Mas o número de pessoas fica entre 600, porque tem pessoas que têm casa ou famílias lá em Lucena”, concluiu Dias.

De acordo com a auxiliar administrativa Wylma de Carvalho Souza, são realizadas pelo menos quinze viagens por dia em Costinha e em Cabedelo. “Durante a semana, é um pouco movimentado na época de férias. Às vezes tem bastante movimentação nas sextas-feiras, mas o certo mesmo é no final de semana, fica ainda mais intenso.

Quando chega às 10h da manhã, nos sábados e domingos, aumenta o movimento para ir para Costinha”, comentou.

Em virtude da maior movimentação em janeiro, foram acrescidos mais dois horários de embarque, com saídas tanto em Cabedelo quanto em Costinha. As viagens ocorrem de hora em hora. Saindo de Cabedelo, os embarques iniciam às 6h e terminam às 21h, até o dia 13 de fevereiro. Já os horários de Costinha começam às 6h30 e terminam às 21h30. A partir do dia 14 de fevereiro, na semana do carnaval, haverá mais um horário para cada lugar.

A Nordeste Navegações dispõe de três balsas: uma tem capacidade para 45 carros; a segunda tem capacidade para 20 carros; a terceira comporta até 10 carros. Sendo a auxiliar administrativa, em janeiro são utilizadas as balsas com capacidade para 45 e 20 carros. No período carnavalesco, a balsa para até 10 carros será inclusa na rotina de viagens.

Conforme Souza, as medidas de segurança exigidas pela Marinha são acatadas pela Nordeste Embarcações, como dispor de colete salva-vidas e boias. “A partir do momento que o carro entra na balsa, o aconselhado e exigido pela Marinha é que as pessoas desçam dos carros, então a gente pede isso”, acrescentou.

O prestador de serviço Mairton Júnior aproveitou as férias para levar parentes de Rondônia para conhecer a praia. “Eles nunca foram a Costinha. Vamos atravessar hoje (ontem) para eles conhecerem o passeio na balsa, tomar um banho de mar e ficar num restaurante por lá. É uma viagem tranquila e faço esse passeio nas férias ou no Carnaval”, contou.