Criatividade premia melhores comerciais paraibanos de 2009

Criações da Faz Comunicação, Dabliu A, Mix  e Três Comunicação foram premiadas durante o evento.

Caroline Marques

Uma noite em que as ideias geniais da publicidade local foram as estrelas da festa. Em solenidade realizada nesta sexta-feira (4), na Casa Roccia, em João Pessoa, foram anunciados os vencedores da XVI edição do Prêmio Criatividade, o grand prix da propaganda paraibana.

A respeitada premiação escolhe anualmente os melhores comerciais veiculados nas TVs Cabo Branco e Paraíba. Nesta edição, o júri analisou o trabalho que 29 agências e 16 produtoras realizaram para atender o objetivo comercial de 70 clientes. Na categoria Mercado, foram inscritos 44 vídeos; na categoria Institucional, 30; e na categoria Campanha, 21 conjuntos de filmes. Embora muitos tenham feito inscrições, apenas quatro agências e quatro produtoras levaram prêmios para suas estantes.

Em primeiro lugar na categoria Mercado ficou o comercial “E você?”, idealizado pela agência Faz Comunicação e produzido pela Canário Filmes para o Curso Valdenora Nogueira. O segundo lugar foi o comercial “Acaso”, também da Faz Comunicação, e com produção da Pigmento Cinematográfico. E em terceiro lugar, o filme “Cara e Coroa”, da agência campinense Dabliu A com a produtora Pigmento Cinematográfico para a Faculdade Cesrei. Criatividade premia melhores comerciais paraibanos de 2009

Na categoria Institucional, a parceria da agência Mix com a produtora Canário Filmes foi responsável pelas duas primeiras colocações, com os vídeos “Desterro”, da Secretaria de Comunicação do Estado, e “Institucional Assembléia”, da Assembléia do Estado da Paraíba. Já em terceiro lugar, ficou o filme “Mais Além”, do Cemitério Araxá, que foi realizado pela Dabliu A com produção da FK Vídeo.

A categoria Campanha, por sua vez, premiou os criadores e realizadores da campanha Inauguração, feita para a Panificadora Trigos & Cia. O conjunto de filmes foi elaborado pela Dabliu A e produzido pela Pigmento Cinematográfico.Em segundo, ficou a campanha “Manaíra 20 anos”, do cliente Manaíra Shopping, que foi realizada pela Três Comunicação e pela produtora Virtual. E o terceiro lugar foi da campanha “10 anos”, da Campina Veículos, concebido pela Dabliu A e produzida pela Pigmento Cinematográfico.

Criatividade premia melhores comerciais paraibanos de 2009Apresentando novo formato, a premiação teve foco ainda maior em quem cria as peças que saboreamos, dia após dia, nos intervalos dos nossos programas preferidos. Pela primeira vez, os criativos e diretores dos filmes receberam medalhas de honra. Foram entregues ainda certificados para os responsáveis pela criação e pela direção do comercial ou campanha, bem como à agência de publicidade, ao mídia, à produtora e ao anunciante. Como já acontecia antes, as agências que inscreveram os comerciais vencedores levaram troféus. Os primeiros lugares das três categorias foram premiados com uma TV LCD 40′ full HD.

O superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, organizadora do concurso, explicou que o conselho do Prêmio percebeu a necessidade de aumentar o prestígio dado aos profissionais que diariamente se dedicam a criar peças originais e de qualidade técnica indiscutível. “O Criatividade passa para uma nova etapa e se harmoniza ainda mais com o profissionalismo do mercado”, afirmou Guilherme.Criatividade premia melhores comerciais paraibanos de 2009

Com credibilidade reforçada por anos de comprometimento com o desenvolvimento do mercado, o Criatividade celebrou a evolução qualitativa da produção publicitária no Estado e laureou quem melhor soube aliar talento e sensibilidade para transmitir mensagens comerciais durante 15 ou 30 segundos nos intervalos da programação global. Um momento de glória merecido para as mentes brilhantes que nos deliciam com emoção, surpresa e humor na telinha querida de todos os dias.

Júri foi composto por profissionais de PE

Participaram do júri os profissionais do mercado publicitário pernambucano Aliwton Carvalho, do Gruponove; David Barros, da Ítalo Bianchi; René Bensoussan, da Level Comunicação; Queiroz Filho, da Ampla e o consultor Cléo Niceas. Eles avaliaram – além do caráter criativo da peça – aspectos de sua realização, como redação, fotografia, interpretação, trilha sonora, edição e qualidade final do material. Os cinco comerciais de cada categoria que alcançaram o maior número de pontos foram os finalistas.