Departamento anuncia contratação de professor

Vice-chefe do Departamento de Mídias Digitais da UFPB justificou a ausência de professor a um ‘erro cometido na gestão anterior’.

O processo de contratação do professor para a disciplina ‘Laboratório de Pequenos Meios’ do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa, deve ser solucionada ainda esta semana. A informação é do vice-chefe do Departamento de Mídias Digitais (Demid), professor Derval Golzio, que confirmou a convocação de um professor temporário para ministrar a disciplina ainda neste mês de fevereiro.

Segundo o vice-chefe do Demid, apesar da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPB ter autorizado, desde novembro de 2012, o pedido para contratação de professor para a disciplina de Laboratório de Pequenos Meios, um erro na modalidade de contratação deixou a disciplina sem professor.

“As dificuldades de efetivação ocorreram por conta do erro cometido na gestão anterior: ao invés de fazer a contratação como “professor substituto” o fizeram como “professor temporário”.

Ocorre que, após medida do governo Federal, a renovação para professor temporário previa data limite para 28 de fevereiro de 2013. Este fato deixava parte significativa do semestre descoberto”, esclareceu o vice-chefe do Demid.

O suposto ‘erro’ na contratação de docente foi atribuído à antiga gestão da universidade e, ainda segundo Derval Golzio, após novas negociações da atual reitora da universidade, Margareth Diniz, com o Ministério da Educação, ocorridas na semana passada, em Brasília, foi autorizado a prorrogação do prazo de contratação de professor temporário até junho deste ano.”Vamos contratar um professor temporário porque esta é a opção que temos neste momento. Ele poderá atuar até junho”, afirmou. No último sábado, o JORNAL DA PARAÍBA trouxe uma reportagem sobre a falta de professor no curso de Jornalismo. Na ocasião, o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Davi Fernandes, informou que a disciplina de Pequenos Meios é de competência do Demid desde a separação entre os dois cursos, há cerca de três anos, no entanto, não estariam oferecendo professor para ministrar as aulas.

Por causa da greve dos professores no ano passado, os estudantes da UFPB cursam o segundo semestre letivo de 2012.

O período teve início em 26 de novembro de 2012, foi interrompido de 23 de dezembro a 15 de janeiro, reiniciado em 16 de janeiro.