Desfile de “7 de Setembro” na Capital deve reunir duas mil pessoas

Trânsito no centro da Cidade será interditado para a passagem do desfile, que deve acontecer das 8h às 12h da terça-feira (7).

Da Redação
Com Secom-PB e Codecom-CG

Cerca de duas mil pessoas devem participar do desfile cívico de 7 de Setembro, na próxima terça-feira (7), no Centro de João Pessoa. Elas irão representar 25 escolas públicas e privadas, 15 entidades de classes, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, além de todas as modalidades das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. O desfile começará às 8h e terá duração de quase quatro horas.

Os participantes começarão o percurso na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Colégio Lyceu Paraibano. Eles seguirão pela avenida Duarte da Silveira, onde será montado um palanque para imprensa e autoridades, e continuarão o trajeto pela Avenida Ministro José Américo de Almeida. A dispersão será na Praça Pedro Gondim. A previsão é que o desfile seja encerrado por volta do meio-dia.

Os preparativos do evento estão sob a responsabilidade do Gabinete Militar do Governador e do Grupamento de Engenharia. Segundo o coronel Marcos Sobreira de Oliveira, assessor do Gabinete Militar, todas as modalidades da PM irão participar do desfile.

A concentração dos policiais ocorrerá às 7h45, na Praça da Independência. As tropas federais irão aguardar o início do desfile na Avenida Dom Pedro II, enquanto que alunos das escolas participantes ficarão no Parque Solon de Lucena. O trânsito nessas áreas e próximo delas será interditado a partir das 5h da terça-feira (7).

Diferente do que ocorreu no ano passado, além de tropas, o Exército irá levar para o desfile as viaturas blindadas, conhecidas como “tanques de guerra”. O efetivo, estimado em 500 homens, será composto por soldados e oficiais.

No evento, haverá pelotões de cinco unidades militares do Exército na Paraíba: Comando do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, Hospital de Guarnição de João Pessoa, 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, 23ª Circunscrição de Serviço Militar e 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Militares do Batalhão Suez, conhecidos como “boinas azuis” também irão participar do evento. Os militares de Suez foram os primeiros a fazer parte da Força de Emergência das Nações Unidas. E atuaram em missões de paz coordenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o coronel Ivan Carlos Soares, chefe da Seção de Operações do 1º Grupamento de Engenharia, está confirmada também a presença de membros da Capitania dos Portos, no desfile cívico. O oficial destaca que a atividade será iniciada após a revista da tropa pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Vicente Gonçalves Magalhães.

O coronel Soares ainda recomenda que os adultos levem as crianças para acompanhar a apresentação nas ruas. “Assistir ao evento é um programa indicado para toda a família, porque 7 de Setembro proporciona momentos de resgate de valores cívicos e de patriotismo”, observa.

Em Campina Grande

A programação do Dia Sete de Setembro começará com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e Campina Grande, às 7h30, na Praça da Bandeira, pelo tenente coronel José Benedito C. Junior, comandante do 31° Batalhão de Infantaria Motorizada, o coronel Marcos Marcone Torres de Lima, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar e o prefeito em exercício de Campina Grande, José Luiz Júnior. Em seguida, às 8h, eles se dirigirão ao Açude Velho e passarão em revista às tropas, dando início ao desfile.

Na ordem do desfile estão previstas as participações da Associação Nacional dos Veteranos da F.E.B, da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, do Grupamento dos Militares Reservista, do Colégio Militar da Floresta, do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, do II Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro, da CPTRAN, da ROTAN e da Polícia Civil.

Em seguida desfilarão as entidades de apoio e assistência aos portadores de necessidades especiais: CACE-Centro Assistencial da Criança Excepcional; ICAE – Instituto Campinense de Assistência ao Excepcional; Instituto dos Cegos; Banda Marcial Infantil Professora Bernadete Soares; Portadores de Deficiência do Comportamento da Borborema e APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais.

Na ordem do desfile se seguirá a apresentação de 16 bandas e fanfarras que acompanharão escolas municipais e estaduais e entidades da sociedade civil. Devido à realização do desfile, a circulação de veículos na Avenida Severino Cruz, na margem do Açude será interrompida pela STTP.