Efetivo é insuficiente para cobrir os bairros

Presença das UPSs inibem a atuação dos criminosos, mas unidades servem apenas como um reforço para o policiamento, diz PM.

João Pessoa conta com nove Unidades de Polícia Solidária (UPS), porém a quantidade é considerada pequena diante do número de crimes registrados na cidade. Para o coordenador das UPSs da capital, capitão Kelton Pontes, o efetivo de policiais militares é insuficiente para cobrir todos os bairros da capital no apoio ao policiamento. Segundo o oficial, a Polícia Militar tem um projeto para a ampliação do número de UPSs, no entanto aguarda autorização da Segurança Pública para a contratação de novos profissionais.

De acordo com o capitão Kelton Pontes, a presença das UPSs inibem a atuação dos criminosos, porém as equipes que trabalham nas unidades servem apenas como um reforço para o policiamento e não têm a responsabilidade do bairro todo.

“A implantação das UPSs têm melhorado muito a segurança nesses bairros. Mas a Unidade de Polícia é apenas uma das ferramentas para combater o crime. Para montar uma Unidade, nós empregamos um efetivo maior do que o gastamos no policiamento ordinário. Em bairros como Mandacaru, apenas uma Unidade de Polícia é pouco diante do número de comunidades. Temos planos para ampliar as unidades, mas dependemos da autorização da Secretaria de Segurança”, disse o coordenador das UPSs da capital, capitão Kelton Pontes.