Em busca de uma nova cidade…

Moradores de João Pessoa comentam em quais pontos a cidade deve melhorar.

Uma cidade arborizada, com riquezas culturais e históricas. Assim é João Pessoa, capital da Paraíba que completa 429 anos neste 5 de agosto. As muitas qualidades da cidade, no entanto, não anulam um outro cenário – preocupante e vergonhoso – de insegurança, desigualdade social e baixos índices nas áreas de educação e saúde, consideradas prioritárias.

A cidade que se orgulha do desenvolvimento do turismo, é a mesma que ainda tem crianças fora da escola e no trabalho infantil. A incidência da pobreza em João Pessoa atinge 52,98% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números se confirmam nas comunidades da capital, onde é possível se deparar com o exemplo mais forte de vulnerabilidade social.

Para saber qual a avaliação que os moradores fazem da cidade, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA foi às ruas e fez o seguinte questionamento: “Qual a cidade que você quer?”. As respostas você confere abaixo: 

“Acho que muita coisa ainda precisa melhorar, mas a prioridade deve ser para a saúde e a segurança. Infelizmente os moradores de João Pessoa não têm um bom serviço nessas áreas. Essa é a cidade que eu quero ver”.
Valquíria Bezerra – doméstica

“Minha torcida é pela melhoria dos serviços de esgotamento sanitário. A cidade está abandonada em relação a isso, peço que os políticos olhem para esse problema e apresentem solução”.
Itamar Cândido – auxiliar de serviços gerais

“A cidade que eu quero ver tem mais policiamento em todas as áreas da cidade, e não só nas praias. Também precisamos de mais assistência médica para nós cidadãos. Não adianta ter pontos turísticos belíssimos se a população não tiver os direitos básicos garantidos”.
Glaucilene Guedes Pereira – operadora de caixa

“Nossa cidade precisa de mais atenção dos políticos para os bairros mais esquecidos. Percebo muito descaso nesse quesito. A capital não é só praia, é preciso olhar para todas as áreas da cidade, pois todos os cidadãos têm o mesmo direito. Alguns bairros estão cheios de buracos, essa não é a cidade que queremos ver”.
Luciano Soares do Nascimento – comerciante

“A cidade tem muitos moradores de rua, são pessoas que não têm oportunidade e acabam se envolvendo com a droga e com a marginalidade, simplesmente porque são esquecidas pelo poder público. É preciso olhar com mais atenção para os moradores de rua”.
Maria José dos Santos – agente de limpeza

“A cidade é linda, a mais linda do Brasil, mas a falta de policiamento nos faz perder a alegria de morar em João Pessoa. Por muito tempo a capital foi um lugar tranquilo, onde a gente poderia ficar na calçada de casa, mas hoje em dia isso não é mais possível. No tempo dos meus avós, certamente João Pessoa era bem melhor. Quero uma cidade mais segura”.
Ranikelly Maria Pontes – dona de casa

“Para a capital ficar ainda melhor, precisamos de um transporte público de qualidade. Os ônibus demoram muito, já cheguei a esperar quase uma hora na parada. Não podemos falar em desenvolvimento enquanto isso não mudar”.
Sandra Maria Paiva – comerciante

“Na minha opinião temos que ter mais segurança nas escolas, o que infelizmente não acontece. Já tivemos casos de agressão e até de morte dentro das escolas, o que demonstra uma falha na segurança pública. A cidade que eu quero ver tem escolas seguras para os alunos e professores”.
Dayane Pimentel – estudante