Encerro atrai fiéis na capital

Caminhada teve início na igreja do Carmo, na Praça Dom Adauto, e seguiu pelas ruas do Centro até a Igreja da Misericórdia.

Com a imagem de Jesus Cristo carregando a cruz coberta por um pano roxo, simbolizando o luto, dezenas de católicos acompanharam ontem à noite, em João Pessoa, a procissão do Encerro. A cerimônia religiosa que encerra o tempo da Quaresma marcou o início da Semana Santa.

A caminhada teve início na igreja do Carmo, na Praça Dom Adauto, onde a imagem de Cristo foi coberta e seguiu carregada em um andor pelas ruas do Centro até a Igreja da Misericórdia, na rua Duque de Caxias. Integrantes da Ordem Terceira do Carmo acompanharam o ato religioso iluminando o percurso com velas. No trajeto, uma banda tocou cânticos religiosos.

Com um terço na mão, a aposentada Maria de Sousa da Silva, 85 anos, acompanhou o cortejo. “Há cinco anos eu saio do bairro de Cruz das Armas e venho até o Centro para participar da procissão. Tenho muita fé em Jesus Cristo e venho rezar para pedir bençãos para minha família”, contou.

O frei Geraldo Bezerra explicou o significado da cerimônia. “Este é um momento de espiritualidade. A procissão relembra um dos momentos vividos por Cristo nas horas que antecederam a crucificação. Com a imagem de Jesus coberta por um tecido roxo, os católicos lembram a prisão de Cristo pelos romanos e pela guarda do templo de Jerusalém, antes de ser levado à casa do sacerdote Caifás”, ensinou.

OUTRAS CERIMÔNIAS
Às 15h de hoje será celebrada a missa Votiva da Santa Cruz, na igreja da Misericórdia. Em seguida, a Procissão do Encontro (Senhor dos Passos). A imagem de Nosso Senhor sairá da igreja da Misericórdia enquanto a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da igreja de Nossa Senhora do Carmo.