Equipamentos de bilhetagem dos coletivos da capital são modificados

Novos equipamentos passarão a funcionar na madrugada desta sexta-feira (8); expectativa é que a migração seja concluída em três dias.

Todos os equipamentos de bilhetagem eletrônica instalados nos ônibus de João Pessoa foram substituídos na noite de ontem, em virtude da migração do sistema da Empresal (de Belo Horizonte/MG) – antiga fornecedora do serviço, para a Transdata (de Campinas/SP).

Conforme o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, o funcionamento de bilhetagem eletrônica continuará o mesmo – já que o que muda é apenas a companhia fornecedora e os equipamentos, que são mais modernos.

Ainda conforme Mário Tourinho, as novas máquinas permitirão, em um futuro próximo, que se faça a leitura digital – processo já utilizado em algumas capitais do país. Segundo o diretor executivo da AETC-JP, a partir das quatro horas da madrugada de hoje os equipamentos já estarão em funcionamento.

A data foi escolhida conjuntamente pelas equipes técnicas da Transdata, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), da AETC-JP e das próprias empresas operadoras porque ela é posterior ao feriado de Corpus Christi, proporcionando mais tranquilidade às equipes técnicas que preparam os ônibus para a permuta.

“Durante o período de ajuste dos validadores, caso aconteça algum erro, o usuário será transportado gratuitamente, sem qualquer ônus. De maneira que a mudança não trará transtornos”, garantiu Mário Tourinho. A expectativa é que a migração dos cartões eletrônicos efetive-se plenamente em três dias, de modo que na próxima segunda-feira qualquer pendência já tenha sido solucionada.