Feriado de Independência: 77% do atendimento no Trauma foi por acidentes de trânsito

Também foram registrados acidentes com arma de fogo, queimadura e ações da PRF.

Foto: Francisco França/Arquivo JP
Feriado de Independência: 77% do atendimento no Trauma foi por acidentes de trânsito
Francisco França

Durante o feriado de Independência, o Hospital de Trauma de João Pessoa registrou mais de 800 atendimentos, sendo 77% desses atendimentos correspondendo a acidentes de trânsito. O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou um menor número de acidentes, mas ainda significativo. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 18 acidentes na rodovias federais, sendo dois deles com mortes.

De acordo com o setor de estatística da unidade de João Pessoa do Hospital de Trauma, os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões durante o período, com 156 pacientes atendidos. Seguido de motocicletas com 141, o que corresponde a 77% dos acidentes de trânsito, outros casos envolvendo trânsitos foram: acidente de carro (25), atropelamentos (12) e acidentes de bicicleta (9). Outras ocorrências em destaque foram agressão física (15), arma de fogo (9), arma branca (7), queimadura (15), já os demais foram casos clínicos como corpo estranho (62), Acidente Vascular Cerebral (34), Trauma (43) e pancada (21).

Campina Grande

O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou 722 atendimentos no feriado. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, dos 722 atendimentos, (109) foram vítimas de acidentes de moto, acidente de automóvel (9), agressão física (16), vítimas de projéteis de arma de fogo (7) e arma branca (2). Os demais atendimentos médicos foram na clinica médica e na pediatria. O hospital disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. A unidade ainda dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

Rodovias

Além dos acidentes, foram 14 autuações por dirigirem alcoolizadas, 28 motociclistas por estarem conduzindo ou transportando passageiro sem fazer o uso do capacete, outras 26 pessoas foram autuadas ao serem flagradas sem fazer uso obrigatório do cinto de segurança. Ocorreu ainda autuação por transportar crianças sem uso de cadeirinha, 38 ultrapassagens indevidas.

A PRF 20 ocorrências policiais, onde 15 pessoas foram presas e conduzidas para Delegacia de Polícia Civil. Foi apreendido o total de 16.010g de maconha, 2.002 gramas de cocaína, duas armas de fogo e 9 munições. Os radares registraram 492 condutores dirigindo em excesso de velocidade, 406 Autos de Infração do Código de Trânsito Brasileiro foram registrados.