Fiscalização detecta problemas em Unidade de Saúde da Família de JP

Falta de médico e de materiais foi constatada além de infiltração e mofo em algumas áreas. Segundo o promotor de Justiça, desde dezembro não há médico na unidade.

Da Ascom do MPT

Falta de médico e de materiais odontológicos. Esses foram os principais problemas encontrados na Unidade de Saúde da Família Presidente Médici, no Conjunto dos Funcionários, durante inspeção da Promotoria da Saúde de João Pessoa, conselhos profissionais e órgãos de fiscalização, realizada esta semana.

Segundo o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, desde dezembro do ano passado não há médico na unidade. “Além disso, a dentista informou que só vem fazendo palestras e orientação preventiva porque o foco da cadeira de atendimento não funciona e alguns materiais estão faltando”, informou.

Também foram encontradas duas receitas do medicamento Buscopan prescrita por profissional de enfermagem. O promotor informou que está sendo averiguado se este medicamento está na relação do Ministério da Saúde dos que podem ser prescritos por enfermeiros.

Outros problemas verificados foram infiltração e mofo em algumas áreas, ausência de tampa no vaso sanitário, banheiro sem porta no consultório da enfermeira. O Conselho Regional de Farmácia detectou climatização inadequada no acondicionamento dos medicamentos. Já o Corpo de Bombeiros constatou fiação exposta.