Fumaça de queimadas na África alcança Nordeste e atinge João Pessoa

Dados mostram que mudança em coloração do céu e nebulosidade são consequências das queimadas africanas.

A fumaça de queimadas que ocorrem em países da África tem causado a poluição do ar de João Pessoa e de outras capitais do nordeste, de acordo com dados de satélites, observados pela Associação Paraibana de Astronomia. A fumaça vem do centro sul da África, na altura da República Democrática do Congo, Zâmbia e países vizinhos.

O diretor técnico da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, identificou a presença de fumaça poluente na capital paraibana através da observação da cor mais avermelhada do pôr do sol pessoense. Segundo ele, a nebulosidade observada no céu de João Pessoa não é comum nesse período do ano, sendo justificada apenas em época de queimadas de cana de açúcar.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2451510895080358&set=a.1419065218324936&type=3

“A gente não percebe, acha que por ficar do outro lado do oceano estamos livres do que acontece do outro lado do mundo, mas a atmosfera é uma só (…) A sujeira que está lá na África chega aqui de uma forma ou de outra. Num grau menor, mas chega.”, explicou Zurita.

A fumaça que veio da África aumentou o índice de poluição do ar no litoral da Paraíba, que está três vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e além de João Pessoas, outras capitais das costas litorâneas do nordeste, como Natal e Recife, também estão sendo prejudicadas.