Governos autorizam a dragagem de canal de acesso ao Porto de Cabedelo

Obras vão consumir R$ 49,4 milhões e dobrar a capacidade de operação do terminal paraibano.

Da Redação
Com Secom-PB

Os governos estadual e federal assinaram nesta quarta-feira (30) ordem de serviço para a dragagem canal de acesso do Porto de Cabedelo, que passará dos atuais 9 metros de profundidade para 11 metros, com previsão de conclusão dos trabalhos entre 120 a 180 dias. As melhorias devem dobrar a capacidade de operação do equipamento. Os investimentos nas obras somam R$ 49,4 milhões, incluindo aplicação de recursos em melhorias da infraestrutura do terminal, como novos guindastes e ampliação de áreas.

A dragagem objetiva ampliar a capacidade operacional do terminal do canal de navegação e a bacia de evolução, permitindo que navios de grande porte trafeguem e descarreguem sem os riscos provocados pelo assoreamento. A draga vai tirar a terra do fundo do rio para aprofundar o canal, inicialmente através de sucção e depois retirando a areia com uma espécie de pá mecânica.

Reflexos

As autoridades governamentais acreditam que o desassoreamento propiciará a recuperação das atividades portuárias, tornando o equipamento mais competitivo na região Nordeste. Num futuro próximo, outros projetos serão executados, um dos quais viabilizando a construção de um terminal de passageiros. Outra iniciativa tida como inovadora é a implantação do Porto de Águas Profundas no Litoral Norte paraibano, fruto de parceria público privada (PPP).

Garantia

O diretor de Planejamento Portuário da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Jorge Luiz Zuma e Maia, que representou o ministro Pedro Brito na assinatura da ordem de serviço, afirmou que a comunidade portuária terá “um ganho significativo com a obra que, dentro do plano nacional de dragagem, terá a garantia da manutenção da profundidade com duração de cinco anos mais um, devendo ser renovada nos governos futuros”.

No total, são 18 projetos do tipo no País e a obra do Porto de Cabedelo é a décima do plano nacional de dragagem. Jorge Zuma revelou que “por determinação do ministro Pedro Brito, o terminal paraibano vai voltar a receber navios de grande porte. Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) somam R$ 1bilhão, com dragagem desses 18 portos brasileiros”.

Empregos

O diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, avalia que a capacidade operacional em termos de carga por navio vai passar de 30 mil para 60 mil toneladas “e isso importa em geração de empregos, que passará dos atuais 500 para 800 postos, e na arrecadação mensal de R$ 36 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).