Hoje é comemorado o dia do médico veterinário

No Brasil as primeiras escolas de Medicina Veterinária datam de 1910. Na Paraíba a formação desse profissional acontece em dois centros universitários

Da Assessoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba

Nesta quarta-feira é comemorado o dia do Médico Veterinário. Além de atuar no campo preventivo das zoonoses esse profissional tem se destacado na fiscalização e na promoção da qualidade de toda a proteína animal consumida pelo ser humano.

O tratamento de animais de pequeno e médio porte é apenas uma das diversas possibilidades de atuação do Médico Veterinário. A competência desse profissional também se estende ao campo científico e tecnológico que atualmente aponta tendências em áreas como reprodução e genética.

Na Paraíba a formação desse profissional acontece em dois centros universitários: em Patos na UFCG e em Areia no campus da UFPB. A relação candidato/vaga do Processo Seletivo Seriado do ano passado para Medicina Veterinária atingiu o índice mais alto entre os cursos de Ciências Agrárias.

Para o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Pedro Bias, esse bom momento da veterinária no estado é fruto do esforço de docentes, pesquisadores e dos alunos que souberam assimilar a dinâmica do curso. A formação em Medicina Veterinária dura em média cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar por algumas das diversas especializações.

No Brasil as primeiras escolas de Medicina Veterinária datam de 1910. Em 1933 o então Presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do Médico Veterinário e para o ensino dessa profissão. Na Paraíba o primeiro curso foi instituído em 1979.