Hospital Santa Isabel fará mutirão cirúrgico

Programa Especial de Cirurgias Eletivas do Hospital Santa Isabel deve beneficiar cerca de 1,5 mil pacientes que estão na lista de espera.

Com o objetivo de desafogar os atendimentos cirúrgicos no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que ficaram comprometidos por conta da reforma realizada no ano passado, a direção geral da unidade apresentou na última sexta-feira o projeto do Programa Especial de Cirurgias Eletivas ao secretário municipal de Saúde, Lindemberg Medeiros, que autorizou a realização dos procedimentos, que devem ser iniciados em fevereiro próximo. Aproximadamente 1.500 pacientes estão relacionados na lista de espera por cirurgias por até seis meses.

O secretário de Saúde informou, através da assessoria, que aprovou o relatório com o detalhamento das necessidades do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), apresentado pelo diretor da unidade, bem como autorizou a preparação de um novo projeto, desta vez voltado para a realização de cirurgias nas áreas de ortopedia e urologia, que deve ser providenciado ainda esta semana pela direção do Hospital Santa Isabel.

A meta estabelecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria, é começar a desafogar, o quanto antes, a lista de pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos no HMSI, onde, embora ainda não tenha data definida, deverá iniciar as cirurgias no próximo mês.

Conforme afirmou o diretor geral do Santa Isabel, Tarcísio Campos, o projeto aprovado pelo secretário, apresenta uma proposta para três meses, onde devem ser realizadas 18 cirurgias por cada sábado, inicialmente por procedimentos de correção de hérnia e colecistectomia (vesícula), mas que, com a autorização do secretário, devem ser incluídas as cirurgias de ortopedia e urologia. “Como são duas cirurgias teoricamente mais fáceis de organizar, iremos preparar o projeto ainda esta semana, para que essas especialidades também possam ser iniciadas em fevereiro, provavelmente aos domingos”, disse.

Segundo Tarcísio Campos, enquanto a equipe do HMSI aguarda a aprovação do quadro de despesas, referente aos gastos com equipes e insumos, para poder iniciar as cirurgias, os pacientes estão sendo contatados para que, os que não estiverem com os exames em dia, possam atualizá-los no próprio hospital.

De acordo com o diretor geral do HMSI, Tarcísio Campos, do total de pacientes que aguardam por uma cirurgia, 500 deles são apenas para os procedimentos de hérnias e vesículas. “Devido o grande volume de pacientes em espera, iremos iniciar os procedimentos cirúrgicos por essas duas especialidades, depois incluiremos ortopedia e urologia, ainda no mesmo mês”, pontuou.

Tarcísio Campos disse que a ordem de seleção dos pacientes que deverão passar por procedimento cirúrgico será de acordo com o tempo de espera, idade, porte de cirurgia e a relação de exames, que devem estar dentro do prazo de validade exigido, de até seis meses. “Vale ressaltar que esses pacientes que já foram relacionados desde o ano passado, não necessitam buscar o Santa Isabel para fazer a cirurgia, pois todos serão contatados pela coordenação de ambulatório”, destacou.