Incêndio provoca tumulto entre presas do Serrotão em Campina

Colchões foram incendiados e originou um tumulto entre as presas do Serrotão em Campina Grande.

Um incêndio causou tumulto no presídio feminino do Serrotão, em Campina Grande, no Agreste do Estado.  Uma presa teria ateado fogo em colchões na manhã de ontem, na tentativa de chamar a atenção, mas ainda não se sabe quem foi a responsável e nem o que motivou a atitude. Alguns colchões foram queimados na cela ‘seis’ da penitenciária, o que causou pânico e correria entre as detentas.

Agentes penitenciários precisaram evacuar o local para que o fogo fosse controlado. Segundo a diretora do presídio, Aline Cardoso, o incêndio teve início quando as detentas estavam no banho de sol. Uma delas teria entrado na cela que estava aberta e ateado fogo em dois colchões, provavelmente utilizando um isqueiro. Ao sentirem o cheiro da fumaça, as detentas gritaram e as agentes penitenciárias apagaram o fogo com o auxílio dos extintores.

“Ainda não sabemos quem colocou fogo nos colchões e de início ninguém foi apontado, mas estamos apurando e ouvindo todas as detentas, de uma por uma, para descobrir a responsável. Sabemos que ela queria chamar a atenção, mas se fosse um motim, elas já teriam exposto o motivo”, explicou Aline Cardoso.

Por causa do susto causado pelo fogo, algumas apenadas chegaram a passar mal e foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local, mas nenhuma delas se feriu. Na penitenciária feminina atualmente estão detidas 56 apenadas e durante a ocorrência, oito agentes estavam de plantão.