Infarto é uma obstrução arterial

Dependendo da gravidade do caso, alguns pacientes morrem quase que no mesmo instante em que ocorre a obstrução.

O infarto é uma obstrução total ou parcial da artéria do coração, responsável pelo transporte de sangue e oxigênio. Dependendo da gravidade do caso, alguns pacientes morrem quase que no mesmo instante em que ocorre a obstrução. É o chamado infarto fulminante. Já em outras situações, os sintomas aparecem aos poucos e vão ficando mais intensos à medida que o tempo passa e não ocorre o socorro.

“O infarto é caracterizado por dor no peito, aperto, sensação de sufocação, acompanhada de sudoreses e náuseas. Quem sentir isso deve procurar imediatamente um hospital, porque, nos primeiros momentos, já pode ocorrer uma arritmia, um ataque ventricular ou até mesmo uma parada cardíaca”, destacou o cardiologista.

O problema, segundo o especialista, é que cerca de 50% dos pacientes não apresentam esses sintomas mais evidentes de infartos. Por isso, demoram em buscar socorro médico. “Essas pessoas não apresentam essa dor mais característica, mas apenas um mal-estar no peito e um cansaço intenso. Isso ocorre principalmente entre idoso, portadores de diabetes e as pessoas que têm insuficiência cardíaca”, ressaltou.