Instituto dos Cegos comemora 70 anos

Instituto dos Cegos é a primeira escola para pessoas com deficiência visual criada na Paraíba; ONG conta com equipe multiprofissional.

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Icpac), organização não governamental (ONG) de caráter filantrópico e assistencial voltada para o atendimento de deficientes visuais, comemora, nesta semana, 70 anos de fundação. Para marcar a data, o instituto realiza uma série de eventos que terão início hoje, com um Dia de Ação Cidadã, na sede do instituto, localizada na avenida Santa Catarina, no bairro dos Estados, em João Pessoa, e serão realizados até sexta-feira. Atualmente, o Icpac atende cerca de 200 usuários, entre crianças, adolescentes e adultos.

O instituto é a primeira escola para pessoas com deficiência visual criada na Paraíba. Atualmente, a ONG conta com uma equipe multiprofissional e oferece diversos atendimentos na área de reabilitação e educação para os alunos/usuários, visando ao exercício pleno de cidadania.

“Temos muito o que comemorar, pois o instituto foi e é fundamental na vida de milhares de pessoas. Só quem precisa realmente sabe a importância de ter onde procurar ajuda”, afirmou o presidente do Icpac, José Antonio Ferreira Freire.

Lembrando as muitas dificuldades financeiras que o instituto vem passando nos últimos anos, o presidente e a vice-presidente do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, Ana Lúcia Leite Santos, enfatizaram a importância da sociedade ao longo de toda a história da instituição.

“Cada doação que recebemos é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. Só existimos graças aos muitos amigos que colaboram conosco, seja através do trabalho voluntário ou de contribuição financeira”, complementou Ana Lúcia. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato através dos telefones (83) 3244-6220 / 3244-7264 / 8814-8540.

Dentro da programação festiva, será realizada amanhã uma festa em comemoração aos 70 anos de fundação da instituição, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef), no bairro Altiplano, a partir das 19h. Já na sexta-feira, será celebrado, às 9h, um Culto Ecumênico, com homenagens aos ex-presidentes da instituição e às mães de alunos e usuários.