Integração vai aumentar vazão da transposição entre PE e PB

Segunda motobomba deve ser instalada na quarta (29) em Sertânia.

O Ministério da Integração anunciou na segunda-feira (27), que vai duplicar a vazão de água da transposição do Rio São Francisco da estação de Sertânia, no Estado de Pernambuco para a estação de Monteiro, na Paraíba e deve entrar em operação plena na próxima quarta-feira (29). Havia uma imprevisibilidade de que a água chegasse ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, na data estimada, justamente pela baixa vazão, que está sendo apenas de 2 metros cúbicos, quando se estimava 6 metros cúbicos.

De acordo com o anúncio, a EBV-6 aguarda a instalação da segunda motobomba, que estava em fase de testes. Atualmente, a estrutura está funcionando apenas com uma motobomba. Com as duas em operação, a vazão da água no leito do rio Paraíba, em Monteiro vai atingir os 9 metros cúbicos por segundo.

No momento, os reservatórios Campos e Barro Branco estão em fase final de enchimento. A bomba em operação tem capacidade para disponibilizar 4,5 metros cúbicos por segundo. Com a chegada da nova motobomba, o manancial receberá o volume total previsto no projeto.

O Ministério da Integração estima que o Eixo Leste vai beneficiar 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios que sofrem com a seca prolongada nos estados de Pernambuco e da Paraíba. O projeto já atende cerca de 35 mil pernambucanos na cidade de Sertânia e de 33 mil paraibanos em Monteiro.

A expectativa é de que até abril as águas cheguem a outras 18 cidades ao longo do curso do rio Paraíba. Entre estes municípios está Campina Grande, que enfrenta sérios problemas de abastecimento de água para cerca de 400 mil pessoas.

Eixo Norte

Com 260 quilômetros de extensão, as obras nesse trecho apresentam 94,52% de execução e estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é de que ela chegue ao reservatório de Jati (CE) e à região metropolitana de Fortaleza (CE) ainda neste ano. Esse eixo beneficiará municípios nos quatro estados contemplados pelo Projeto – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.