Líder camponesa Elizabeth Teixeira ganha homenagem na Câmara dos Vereadores

Um dos prinipais símbolos da luta pelas terra no país, Elizabeth recebe ‘Medalha Margarida Maria Alves’ durante sessão especial.

A líder camponesa Elizabeth Teixeira, de 92 anos, vai receber nesta terça-feira (15), a ‘Medalha Margarida Maria Alves’ durante uma sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa (CMJP). 

Elizabeth é considerada um dos principais símbolos da luta pela terra no país. Ao lado do marido, João Pedro Teixeira, fundou no município de Sapé, no Brejo paraibano, o maior sindicato de trabalhadores agrários do país até aquele momento, assumindo sua liderança após o assassinato de João, em 1962.

Com a instalação do regime militar, em 1964, foi presa e passou oito meses na prisão, fugindo logo em seguida e refugiando-se no interior do Rio Grande do Norte com um dos 11 filhos.

Após fugir, precisou adotar uma nova identidade – Marta Maria da Costa – até ser reencontrada pelo cineasta Eduardo Coutinho, que retomou as gravações do filme ‘Cabra Marcado pra Morrer’, interrompidas durante a ditadura.  

A comenda é uma propositura do vereador Fuba (PT), que foi pessoalmente fazer o convite para Elizabeth.