Mais de 19 mil estudantes podem ficar sem conseguir recarregar o cartão de Passe Escolar

Apenas 11 mil alunos realizaram o recadastramento; estimativa era que 30 mil atualizassem os dados. 

Ao tentar recarregar o cartão do Passe Escolar, a estudante Ana Luíza, 21 anos, teve uma surpresa desagradável: o cartão dela não estava mais funcionando. Isso porque essa estudante é uma das 19 mil pessoas que não fizeram o recadastramento do Cartão Vale Mais Passe Escolar, conforme o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans). Ainda de acordo com os números do Sitrans, apenas 11 mil alunos realizaram esse procedimento, quando a estimativa era de que 30 mil beneficiários atualizassem os dados junto ao órgão.

O bloqueio dos cartões desatualizados vem acontecendo automaticamente desde o último mês de maio e mesmo com o alerta para o recadastramento feito desde o ano passado, muitos alunos acabaram deixando para última hora. "Hoje pela manhã fui recarregar o passe e acusou no sistema que o cartão estava bloqueado. Confesso que acabei protelando o recadastramento, mas agora não tem alternativa", lamentou, a estudante Ana Luíza.

De acordo com o Sitrans, o recadastramento pode ser feito durante todo o ano. Para isso, o aluno deve fazer um pré-cadastro no site do sindicato e gerar um número de protocolo. Com esse número, o beneficiário deve se dirigir a um dos guichês de atendimento no Terminal de Integração, portando RDM, ou Declaração Escolar e Carteira Estudantil. O Sitrans informou que os dados estudantis devem ser atualizados todos os anos, preferencialmente no início do período letivo.