Mais de 30 radares de rodoviárias federais são desligados por cortes orçamentários

Informação sobre os cortes foi divulgada nesta segunda (18) pelo Dnit.

Divulgação

Os 32 radares de fiscalização eletrônica das rodovias federais que cruzam a Paraíba foram desligados devido a cortes orçamentários. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Apesar disso, ainda conforme o órgão, 43 lombadas eletrônicas continuam funcionando normalmente no estado.

O desligamento teria sido necessário, segundo o Dnit, diante do cancelamento de créditos orçamentários destinados à operação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica. O cancelamento foi resultado do Projeto de Lei proposto do Ministério do Planejamento, prevendo cortes em recursos orçamentários.

Apenas os pardais teriam sido afetados pela decisão, que foi tomada com base na responsabilidade fiscal. Já as lombadas eletrônicas “continuam com seu funcionamento normal, por ser um equipamento de fiscalização que proporciona ostensivamente a segurança no trânsito, se concentrando nas travessias urbanas, próximas a hospitais, escolas, cruzamentos, retornos, entre outros”.

O Dnit ressaltou que um crédito suplementar de R$ 50 milhões foi aprovado para o órgão nacionalmente, na semana passada. O órgão mencionou que pretende reservar uma parte dessa verba para viabilizar a reativação dos radares desligados.

As empresas responsáveis pela operação e manutenção desses aparelhos já foram contatadas sobre a possibilidade da continuidade da prestação dos serviços, e o Dnit aguarda a resposta dessas empresas e o comunicado oficial da Diretoria do órgão para iniciar a reativação desses equipamentos.